quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mity Shiroma recebe Diploma de Reconhecimento Público

A professora e empresária Mirian Mitiko Takemura Shiroma,  e o Grupo Sansey receberam na sessãoda última terça-feira, dia 07, da Câmara de Vereadores, o Diploma de Reconhecimento Público. O requerimento foi feito pelo vereador Gerson Araujo a pedido do vereador Roberto Kanashiro.

Mity Shoroma, como é conhecida, nasceu em 20 de janeiro de 1.963 em Londrina. Desde cedo trabalhou em prol da preservação e divulgação da cultura japonesa na cidade, promovendo uma integração da comunidade nipônica.

Em 1.984 foi campeã da fase eliminatória brasileira do Grande Prêmio da Canção Japonesa para Estrangeiros (Gaikokujin Kayô Taishô), ganhando o direito a representar o Brasil na finalissíma mundial do concurso em Tókio, no Japão. Permaneceu dois meses naquele país e voltou ao Brasil onde começou a ministrar aulas de música japonesa.

Formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, Mity Shiroma prosseguiu a ensinar as técnicas do canto japonês promovendo vários alunos a campeões no Brasil e exterior. Em 1.994, ela foi responsável pela fundação do Grupo Sansey Cultural Beneficente, entidade sem fins lucrativos que trabalha pela preservação, valorização e divulgação da cultura japonesa.

Por meio do Grupo Sansey, a empresária idealizou em 2003 o Festival Japonês Londrina Matsuri que celebra a chegada da primavera e que hoje integra o calendário oficial de eventos do município de Londrina.

O vereador Gerson Araujo, disse que foi uma honra ser responsável pelo Diploma de Reconhecimento Público a Mity Shiroma. " Fizemos o requerimento a pedido do vereador Roberto Kanashiro que estava com problemas de saúde na época. Para mim é um grande privilégio, pois sempre fui um grande admirador da cultura japonesa", declarou.

Londrina, 08 de dezembro de 2010

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário