sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Câmara vai reforçar estratégias contra a dengue

Professor José Lopes, da UEL
Após palestra do pesquisador da UEL, José Lopes, presidente do Legislativo entende que é preciso traçar novas estratégias de enfrentamento ao mosquito transmissor; armadilhas seriam a melhor opção







A Câmara de Londrina deve alterar as ações programadas pela instituição na campanha contra a Dengue”, disse ontem o vereador Gerson Araújo (PSDB), presidente do Legislativo, logo após a palestra do pesquisador e responsável pelo laboratório de produção de bioinseticida da UEL, José Lopes, realizada na última sessão, dia 17.

Lopes foi convidado pelo presidente da Casa para trazer mais informações ao vereadores sobre o mosquito Aedes aegypti. Durante a apresentação o pesquisador mostrou dados sobre as fases do mosquito e destacou as principais estratégias para diminuir os focos de dengue.

De acordo com José Lopes, os mutirões de limpeza realizados pelo poder público e pelas comunidades devem ser revistos. “ Dependendo da forma que retiramos a água parada, o mosquito não é eliminado, muito menos os ovos, ao contrário, ele voa para o quintal do vizinho. O ideal é atrair a fêmea para uma armadilha devidamente preparada para isto”, disse.

Foto: Ovitrampa
Ainda conforme o pesquisador, estas armadilhas, denominadas “Ovitrampas”, apresentam ótimos resultados. “A Ovitrampa é um sinalizador que indica o nível de infestação do mosquito no local. Torna-se eficiente porque reúne as condições necessárias à postura dos ovos: água parada, odor atraente para fêmeas grávidas, pouca luminosidade e superfície rugosa da palheta. A única desvantagem da armadilha é que, caso seja esquecida, se transformará num criadouro particular do Aedes aegypti. Por isso, a coleta dos ovos precisa ser feita a cada sete dias, no máximo”, explicou Lopes.

O pesquisador informou que a UEL presta serviços na área de construção das Ovitrampas. Segundo ele é importante que as pessoas participem de oficinas para conhecer as armadilhas e tomar ciência da responsabilidade na coleta dos ovos. “A comunidade precisa se sentir responsável no enfrentamento contra a dengue para que de fato ocorra uma mudança de comportamento com atitudes concretas e corretas contra o mosquito”, declarou.

Professor José Lopes e Pastor Gerson Araujo
Diante de tais informações Gerson Araújo anunciou o cancelamento de uma panfletagem que seria realizada amanhã, dia 19, no Calçadão. “Entendemos que precisamos mudar as estratégias, pois as pessoas estão cansadas de receber panfletos. Todos sabem o que devem fazer e muitas vezes não fazem ou agem de forma equivocada. Por isso vamos estudar um investimento da Câmara na utilização de armadilhas, envolvendo vereadores e funcionários”, ressaltou Araújo.

Um comentário:

Unknown disse...

otimo o vinicius agradece

Postar um comentário