segunda-feira, 21 de março de 2011

Marcio Almeida assume cadeira no Legislativo

Médico toma posse e quer contribuir com a discussão de soluções para a crise da saúde em Londrina; propostas já estão em tramitação na Câmara
Marcio Almeida faz seu primeiro discurso na CML
Demonstrando muita disposição para discutir o problema da saúde em Londrina, o médico Marcio Almeida, primeiro suplente do PSDB tomou posse no último dia 17 na Câmara de Vereadores de Londrina. Ele assumiu a vaga deixada pelo titular do cargo, Paulo Arildo, que está na direção regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Almeida defendeu a criação de uma frente ampla em prol da saúde da cidade e convidou todos os vereadores do Legislativo para serem co-autores dos cinco projetos que ele apresentou, durante sua posse, para tramitação no Legislativo. 

O mais novo vereador da Casa qualifica os projetos como uma proposta de reforma sanitária em Londrina que poderá se tornar modelo para o País, como foram as ações desenvolvidas pelo ex-prefeito Dalton Fonseca Paranaguá nos anos de 1969/70, quando a prefeitura passou a organizar os serviços de saúde no município. A principal proposta apresentada por Marcio Almeida cria a Lei Orgânica da Saúde de Londrina e os outros quatro projetos complementares tratam da qualificação das entidades parceiras para a execução do novo sistema; da criação das fundações da maternidade municipal e da saúde da família; e do incentivo à qualificação e à valorização dos profissionais que atuam no setor.

Almeida reafirmou o seu compromisso de assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Londrina para somar e não para dividir. Lembrando sempre que está disposto a contribuir com a crise da saúde em Londrina, disse ainda que espera contar com o apoio dos vereadores para este importante debate e que deverá apresentar as propostas em tramitação no Legislativo para análise da Secretaria Municipal de Saúde como também dos demais órgãos e entidades da área.   

Araujo e Almeida: amigos e  aliados
 Para o presidente da Câmara de Londrina, vereador Gerson Araujo, a posse  de Marcio Almeida vai fortalecer  as ações do Legislativo. " Ele chegou para somar, apresentando projetos importantes para a sáude, um das áreas mais castigadas em nossa cidade. Tenho certeza que fará um trabalho extraordinário na Câmara", declarou Araujo.

Especialista em saúde pública - Marcio Almeida nasceu em Londrina em 1949. É formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado em Medicina Social e doutorado em Saúde Pública. Foi secretário municipal de Saúde entre 1977 e 1980 e professor do curso de Medicina da UEL onde também foi vice-reitor entre 1988 e 2001, diretor do CCS entre 2003 e 2008, pró-reitor de pós-graduação e de graduação. Aposentou-se da UEL em abril de 2010. 
 Nos últimos meses vem trabalhando como consultor em gestão pública da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR), professor de Medicina da UNESC (Espírito Santo) e assessor da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná na área de planejamento estratégico e gestão para resultados. É autor de dezenas de artigos científicos publicados em revistas da área de saúde, de capítulos de livros e de alguns livros, dentre eles o “Mudanças Educação Médica: limites e possibilidades” (1999) e o “A Universidade (Im)possível: experiências de gestão” (2001).

Na vida político-partidária foi deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de 1983 a 1986. Em 1986 filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Desde 2001 participa da Ong Transparência Brasil. Foi eleito primeiro suplente do PSDB para a Câmara de Vereadores de Londrina para o mandato 2009-2012, com 2.476 votos. Em junho de 2009, assumiu uma cadeira no Legislativo pelo período de 70 dias em razão da licença médica do titular da vaga, vereador Roberto Kanashiro. Reassumiu o mandato com a renúncia do ex-vereador Paulo Arildo. Fotos de José de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário