terça-feira, 12 de abril de 2011

Roberto Alcântara é Cidadão Honorário de Londrina

Dentista e empresário foi homenageado durante sessão solene na Câmara; honraria foi proposta pelo vereador Gerson Araújo (PSDB)

 Vereadores Gerson Araújo,Roberto Kanashiro e Roberto Alcântara
O dentista e proprietário da empresa Angelus Indústria de Produtos Odontológicos, Roberto Queiroz Martins Alcântara, recebeu na última sexta-feira (dia 8), em sessão solene na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Honorário de Londrina. A honraria foi proposta pelo vereador e presidente do Legislativo Gerson Araújo (PSDB), subscrita por mais 13 vereadores e sancionada pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), convertendo-se na Lei número 10.999/2010.

Para saudar o homenageado, Gerson Araújo destacou a personalidade marcante de Alcântara, descrevendo-o como um pesquisador visionário, inovador, criativo, persistente, inconformado, teimoso e, consequentemente, empreendedor. “A Angelus é uma demonstração da transformação de conhecimentos e bens em novos produtos, gerando um novo método com o seu próprio conhecimento, o que permitiu toda a inovação tecnológica que, por meio de pesquisas e investimentos, tem criado novos e aprimorados produtos”, afirmou Araújo.

Roberto Alcântara agradeceu a honraria dizendo-se devedor para com a cidade de Londrina, que lhe reservou muitas conquistas ao longo dos anos. “Lembro-me quando cheguei aqui, na antiga rodoviária, aos 16 anos de idade, junto com a minha mãe e mais duas malas gigantes. Fomos para o lugar que tínhamos reservado e dormimos os primeiros dias no chão, porque a nossa mudança só chegou 45 dias depois”, contou ele.

O homenageado agradeceu também a Universidade Estadual de Londrina (UEL) por ter lhe proporcionado o ensino público o que lhe permitiu fazer o curso de odontologia e, trabalhando muito em um consultório popular na Rua Guaporé, chegar à realização profissional como dentista e empresário. “Sou também muito grato à Incubadora da Prefeitura de Londrina e à Adetec que me permitiram criar e fabricar os produtos e transformar um pequeno laboratório na potência que hoje é a Angelus”, disse Alcântara.

Empreendedor - Roberto Alcântara nasceu em Paranavaí (PR) em 1968, cidade onde estudou até o segundo grau. Transferiu residência para Londrina e concluiu o terceiro ano no Colégio Canadá. É formado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Endodontia pela Associação Odontológica do Norte do Paraná e pós-graduado em Metodologia de Ensino Superior na UEL. Trabalhou em consultório popular até montar seu próprio consultório, quando passou a fabricar pinos pré-fabricados para próteses dentais. Os produtos tiveram grande aceitação no mercado fato que o incentivou a criar a empresa Angelus, em 1994, nos fundos do consultório.

A empresa mantém registro no INPI de oito patentes de material odontológico e científico, obtidas a partir de trabalhos de pesquisa desenvolvidos com o apoio de universidades e centros de pesquisa e possui parcerias com o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), a Universidade de São Carlos, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).  A Angelus recebeu em 2009 o Prêmio FINEP de Inovação, entre outros reconhecimentos nacionais. Deve obter este ano a nona patente e 40% de seus produtos são exportados para 65 países. 

Roberto Alcântara foi fundador do Grupo de Estudos Odontológicos de Londrina (GEOL), secretário da Associação Odontológica Norte do Paraná e vice-presidente da Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (ADETEC). Também coordenou até o ano passado o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Adetec. Alcântara já ministrou várias palestras sobre inovação a convite do FINEP, BNDES, ANPROTEC e FIEP.

Durante a solenidade presidida pelo vereador Gerson Araújo participaram da mesa de honra o homenageado; o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto; o diretor do Centro de Ciências Exatas da UEL, José Paulo Piccinini Menezes e a ex-deputada estadual Elza Correia. O evento foi acompanhado por vereadores, familiares e amigos do homenageado além de funcionários da Angelus e integrantes da Banda de Músicos de Londrina, esta responsável pela execução dos hinos oficiais na solenidade. As fotos da solenidade são de Rodrigo Rafael. 


Assessoria de Comunicação – Imprensa

Câmara Municipal de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário