sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Gerson Araujo propõe exames de Hepatite C em gestantes

 Vereador defende que o pré-natal, na rede pública de saúde , pode ser a porta de entrada para a detectação do vírus da hepatite C em todas as gestantes atendidas; demais vereadores apoiam o projeto

Dr. Dalmo Borges: "120 milhões pessoas infectadas pela Hepatite C no planneta"
O médico obstetra e ginecologista, Dalmo Borges Ramos, esteve na sessão da última quinta-feira, 18, da Câmara Municipal de Londrina, para referenciar ao Projeto de Lei nº 140/2011 de autoria do vereador Gerson Araujo que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exames de Hepatite C para todas as gestantes atendidas na rede básica de saúde.

O projeto que tramita na Câmara desde o mês de abril deste ano, recebeu parecer contrário da Comissão de Justiça do Legislativo que alegou inconstitucionalidade, todavia após as declarações de Ramos, os vereadores votaram por unanimidade pela derrubada do parecer contrário.

“ Este projeto é muito importante porque vai oportunizar que todas as gestantes atendidas nos postos de saúde façam o exame da hepatite C , ou seja, o pré natal seria a porta de entrada para o tratamento das mães já infectadas e a prevenção para os recém-nascidos. São mulheres que não terão outra oportunidade de realizar este exame ”, declarou o médico.

Ainda de acordo com o obstetra, o planeta conta 120 milhões de portadores de Hepatite C, no entanto 70% não sabem que estão com a doença. “ Das mulheres contaminadas pelo menos 6% devem transmitir o vírus para seus filhos durante a gravidez ou na amamentação. Trata-se de um sério problema de saúde pública”, garantiu.

O autor do projeto, vereador Gerson Araujo informou que vai tentar uma articulação com a secretaria da saúde para buscar apoio ao projeto. “ Estamos dispostos a conversar com o Executivo no sentido de garantir o aprovação da matéria. É uma forma de Londrina sair na frente na prevenção da doença”, disse.

Para a diretora de Epidemiologia e Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde, Sandra Caldeira, este tipo de exame não é recomendado pelo Ministério da Saúde ou Secretária Estadual de Saúde . “ Não cabe ao município decidir pela realização desta sorologia, pois este exame não faz parte do protocolo do Ministério da Saúde”, esclareceu. Segundo ela, atualmente o Ministério autoriza as sorologias de hepatite B, sífilis, toxoplasmose, teste de HIV e hemogramas. Em Londrina o exame é rotina nas gestantes atendidas  na rede particular  e ambulatório do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Após a derrubada do parecer contrário da Comissão de Justiça, o projeto foi encaminhado para as Comissões de Finanças, Orçamento e Seguridade Social e deverá entrar em votação nas próximas sessões ordinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário