quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Governador lança, em Londrina, novo programa fiscal para o Estado

O presidente da Câmara de Londrina, Gerson Araujo participou nesta manhã, dia 24, na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) do lançamento do Programa Paraná Competitivo apresentado pelo governador Beto Richa e o Secretário da Fazenda Luiz Carlos Hauly. As primeiras medidas do novo programa fiscal foram regulamentadas com a assinatura de dois decretos que alteram a política fiscal do Estado.

Em sua primeira visita à cidade, desde sua posse, o governador afirmou que as novas medidas fiscais vão colaborar para que o Parana seja inserido definitivamente no mercado investidor. “ Queremos retomar a trajetória de atração de investimentos produtivos tanto nacionais como internacionais e dar apoio para as empresas locais que queiram expandir suas atividades", disse o governador.

Segundo ele, a nova politica fiscal é moderna, leva em conta os interesses do Estado na concessão de benefícios e torna mais flexível a negociação com os investidores. "Todos os pedidos de incentivos vão passar por três comitês, um técnico, um consultivo e um decisório. Eles é que vão estabelecer o tipo de apoio fiscal possível, de acordo com critérios como o tipo do investimento, impacto econômico e grau de inovação", explicou.

O governador informou ainda que Londrina vai contar com o gás natural canalizado ainda neste semestre. Ao todo, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) vai investir R$ 8 milhões para construir 5,5 km de rede de distribuição. Serão construídos 1,8 km de rede para atender empresas da cidade. O consumo previsto de gás natural nesta primeira etapa é de 18,5 mil m³/dia.

O repasse de R$500 mil para serem utilizados no combate a dengue também foi anunciado pelo governador e pelo secretário de Saúde Michele Caputo. "Esses recursos devem ser utilizados na contratação de mais médicos plantonistas nas unidades de saúde", assegurou o Caputo.

Já o deputado estadual Luiz Carlos Hauly, explicou como vai funcionar o novo programa. Segundo ele, a nova política fiscal vai alterar o percentual do ICMS. "Antes os valores eram fixos e estabelecidos de acordo com as regiões do Estado. A partir de agora o benefício vai variar de 10% a 90%, inclusive para cidades que não possuíam o benefício, como Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária. Este programa cria uma nova politica industrial para o Paraná”, declarou Hauly.

Outra questão apontada por Hauly é a mudança no prazo de dilação do ICMS. Fixado por decreto, o tempo de dilação era de quatro anos, mais quatro para pagamento. Com a nova política o período foi flexibilizado e varia de dois a oito anos, e até oito anos para recolhimento

Para o vereador Gerson Araujo, o novo programa fiscal vai contribui muito para o desenvolvimento do Estado. “ São ações importantes que devem aumentar a arrecadação de ICMS e melhorar a competitividade. Londrina vive um momento único, temos um governo comprometido com nossa a cidade”, disse Araujo

Luiz Carlos Hauly, por sua vez, parabenizou o vereador por sua eleição para a presidência da Câmara. “ A Câmara está em boas mãos. Hoje o pastor Gerson é a ponte entre o Governo do Estado com os vereadores de Londrina”, afirmou. Hauly.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Gerson Araujo recebe projetos da sáude de Barbosa Neto

O presidente do Legislativo, Gerson Araujo recebeu na tarde de hoje, dia 22, em seu gabinete, o prefeito Barbosa Neto que protocolou um  pacote de projetos  que visam melhorar a área da saúde na cidade. O prefeito agradeceu a atenção do vereador Gerson  Araujo e solicitou o  apoio para a agilização da votação dos  projetos. “ Não queremos atropelar os serviços desta casa, mas diante da urgência, é importante que a Câmara acelere o processo”,disse o prefeito.

Já o vereador Gerson Araujo garantiu que, no que depender da presidência, os projetos terão prioridade. “ Queremos colaborar para que os projetos da saúde sejam debatidos o quanto antes, pois o serviço tem de ser melhorado para diminuir com o sofrimento da população”,  declarou Araujo.

 Entre as principais ações estão a gratificação de coordenadores e supervisores de equipes de endemias; incentivo variado  para os prontos atendimentos; contrato emergencial com pessoa jurídica  para consultas de pediatria , ginecologia e clínica geral para os postos de saúde 12, 16 e 24 horas; aumento do número de enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes administrativos; contratação emergencial de 80 agentes de endemias com recursos do Estado por 89 dias ea instituição de avaliação de reformulação do Plano de Cargos e Salários específico para saúde.  

A partir do protocolo do prefeito, os projetos serão encaminhados para mesa executiva e comissões, para em seguida serem votados.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Lideranças defendem criação de comitês na área da saúde

Cientes da necessidade de ações emergenciais na área da saúde em Londrina, profissionais do setor e lideranças querem diálogo com administração municipal e propõem criação de comitês

Reunidas hoje (21) pela manhã durante quase três horas na Câmara de Vereadores e em razão da ausência do Gestor Municipal no encontro, lideranças que atuam na área da saúde em Londrina decidiram encaminhar ao prefeito Barbosa Neto (PDT), ainda na tarde desta segunda-feira, documento com propostas e relatos dos principais problemas que estão ocorrendo no sistema municipal de saúde.

Segundo Lenir de Assis, entre outras propostas, lideranças do setor defendem a criação emergencial dos comitês da dengue e da crise da saúde, como forma de permitir a participação de todos os segmentos na discussão dos problemas e definição, principalmente, das estratégias de trabalho.

No entanto, os representantes de entidades presentes à reunião lembraram que não basta criar estratégias para atender o problema emergencial da dengue. Durante o encontro não faltaram relatos das péssimas condições de atendimento à população na maioria das unidades de saúde do município e por isso a proposta de criação do Comitê da Crise da Saúde. 

Outra proposta apresentada durante a reunião foi a reativação urgente do Comitê de Acompanhamento dos Serviços de Urgência e Emergência em Londrina. “Este comitê está previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é fundamental para que os gestores e prestadores de serviços de saúde pública possam conhecer o atendimento que está sendo oferecido à população”, informou a vereadora.

Além dos vereadores, representantes da Secretaria Estadual de Saúde e 17ª Regional; do Ministério Público; dos conselhos municipais; do sindicato dos médicos; dos hospitais e das entidades da sociedade civil organizada participaram da reunião. Novas reuniões serão agendadas no decorrer da semana.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Câmara vai reforçar estratégias contra a dengue

Professor José Lopes, da UEL
Após palestra do pesquisador da UEL, José Lopes, presidente do Legislativo entende que é preciso traçar novas estratégias de enfrentamento ao mosquito transmissor; armadilhas seriam a melhor opção







A Câmara de Londrina deve alterar as ações programadas pela instituição na campanha contra a Dengue”, disse ontem o vereador Gerson Araújo (PSDB), presidente do Legislativo, logo após a palestra do pesquisador e responsável pelo laboratório de produção de bioinseticida da UEL, José Lopes, realizada na última sessão, dia 17.

Lopes foi convidado pelo presidente da Casa para trazer mais informações ao vereadores sobre o mosquito Aedes aegypti. Durante a apresentação o pesquisador mostrou dados sobre as fases do mosquito e destacou as principais estratégias para diminuir os focos de dengue.

De acordo com José Lopes, os mutirões de limpeza realizados pelo poder público e pelas comunidades devem ser revistos. “ Dependendo da forma que retiramos a água parada, o mosquito não é eliminado, muito menos os ovos, ao contrário, ele voa para o quintal do vizinho. O ideal é atrair a fêmea para uma armadilha devidamente preparada para isto”, disse.

Foto: Ovitrampa
Ainda conforme o pesquisador, estas armadilhas, denominadas “Ovitrampas”, apresentam ótimos resultados. “A Ovitrampa é um sinalizador que indica o nível de infestação do mosquito no local. Torna-se eficiente porque reúne as condições necessárias à postura dos ovos: água parada, odor atraente para fêmeas grávidas, pouca luminosidade e superfície rugosa da palheta. A única desvantagem da armadilha é que, caso seja esquecida, se transformará num criadouro particular do Aedes aegypti. Por isso, a coleta dos ovos precisa ser feita a cada sete dias, no máximo”, explicou Lopes.

O pesquisador informou que a UEL presta serviços na área de construção das Ovitrampas. Segundo ele é importante que as pessoas participem de oficinas para conhecer as armadilhas e tomar ciência da responsabilidade na coleta dos ovos. “A comunidade precisa se sentir responsável no enfrentamento contra a dengue para que de fato ocorra uma mudança de comportamento com atitudes concretas e corretas contra o mosquito”, declarou.

Professor José Lopes e Pastor Gerson Araujo
Diante de tais informações Gerson Araújo anunciou o cancelamento de uma panfletagem que seria realizada amanhã, dia 19, no Calçadão. “Entendemos que precisamos mudar as estratégias, pois as pessoas estão cansadas de receber panfletos. Todos sabem o que devem fazer e muitas vezes não fazem ou agem de forma equivocada. Por isso vamos estudar um investimento da Câmara na utilização de armadilhas, envolvendo vereadores e funcionários”, ressaltou Araújo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Câmara quer mais informações sobre dengue

Professor e pesquisador, da UEL, José Lopes
Os vereadores aprovaram na última sessão, dia 15, em regime de urgência, um requerimento de autoria do presidente da Câmara, Gerson Araújo,convidando o professor do
departamento de Biologia Animal e Vegetal da UEL e doutor em entomologia pela UFPR, José Lopes, para falar sobre dengue na sessão de amanhã, dia 17, às 14:30h.

Considerado um dos mais importantes pesquisadores desta área, Lopes vai
trazer aos vereadores importantes informações sobre o mosquito Aedes aegypti e
apresentar as novas alternativas de prevenção da doença.

De acordo com Gerson Araújo, o convite ao professor Lopes faz parte de uma série de ações que a Câmara está realizando para combater a dengue na cidade. “ Elaboramos uma programação que conta com o apoio dos vereadores e funcionários da Casa. Começando pelo ato individual de cada um tirar a água parada de suas casas e quintais, todos os dias”, disse.

A programação da campanha contra a dengue realizada pela CML está sendo
organizada pelos vereadores e funcionários da Casa . Durante as reuniões para definir
as ações, representantes dos setores e gabinetes sugeriram o que pode ser feito em suas regiões. “Os assessores já estão entregando panfletos para o vizinhos, nas igrejas, comércio e comunidade em geral. Cada um está fazendo sua parte”, ressaltou o vereador.

As atividades prosseguem até o próximo sábado, dia 19, com a concentração numa
barraca no Calçadão, ( em frente ao Banco do Brasil), onde serão entregues materiais
informativos sobre a dengue. “Todos os vereadores e funcionários foram convidados
para participar. Também estamos avaliando a possiblidade de realização de uma audiência pública com a participação da comunidade para debater este tema”, declarou.


Londrina, 16 de fevereiro de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Funcionários da Câmara entram na batalha contra o mosquito da dengue

Assessora fixa cartaz no corredor da CML
Dando continuidade à proposta de mobilização da Câmara de Londrina contra a dengue, foi realizada hoje, dia 15, uma reunião com os funcionários da Casa que trouxeram propostas com várias ações que podem ser realizadas em todas as regiões da cidade. A maioria das sugestões se referem à prevenção da dengue por meio da entrega de materiais informativos nos bairros.

No término do encontro foram entregues cerca de sete mil folders preventivos para os funcionários que se comprometeram em entregar em suas comunidades. Os materiais foram cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Entre as principais propostas apresentadas pelos funcionários da casa estão o contato dos assessores com as lideranças comunitárias visando a mobilizações nas igrejas, associações de moradores, escolas e comercio em geral. Outra sugestão é a realização de uma atividade de conscientização no calçadão da cidade com a presença dos vereadores e funcionários e também produção de banners e faixas para divulgar a campanha.

A busca de mais informações sobre doença e o mosquito  também foi solicitada pelos funcionários. Para tanto, a CML convidou o professor de biologia da UEL  José Lopes para falar sobre dengue e formas de combate. A palestra será  no plenário da Câmara na próxima quinta-feira, dia 17 às 14:30h.

A criação de uma rotina de monitoramento da limpeza da câmara e entorno é outra preocupação dos funcionários devido a confirmação de vários casos da doença junto a assessores e familiares. Para o vereador Gerson Araujo a reunião foi muito importante porque demonstrou o interesse dos funcionários para participar efetivamente da campanha. “ Fiquei contente com o resultado porque a maioria dos vereadores enviaram representantes para dar sugestões e tenho certeza que juntos poderemos contribuir para diminuir os casos de dengue na cidade”, declarou Araujo.


Londrina, 15 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"Câmara deve entrar na luta contra a dengue", defende Araujo


“ A Câmara não pode ficar fora desta luta contra a dengue. É hora de todos nós buscarmos estratégias para contribuir para a diminuição dos casos em nossa cidade”. A declaração foi feita pelo presidente da Câmara de Londrina, Gerson Araujo, na sessão da última quinta-feira, dia 10. Segundo o vereador é importante a participação dos vereadores no combate a dengue no município.

Ainda conforme o presidente, todos os vereadores serão convidados para participar de uma reunião onde será aberto espaço para que todos opinem sobre o pode ser feito nesta área. “Cada vereador conta com seus eleitores e apoiadores. É hora de conclamar todos para ajudar principalmente na prevenção da dengue”, declarou.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Militares mantém vínculo com Guarda Municipal

Os três policiais militares que fizeram parte do grupo contratado para prestar treinamento para a Guarda Municipal de Londrina, afirmaram ontem (dia 9), durante depoimentos prestados à Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores, que a demissão promovida pela prefeitura não teve validade, e que seus contratos ainda estão em vigência. A CEI ouviu  o capitão Marcos Ginotti Pires, a sargento Rosa Maria de Oliveira, e o sargento Valdir Roque de Lima, que participaram do curso de treinamento e foram contratados para supervisionar os trabalhos da corporação.

Segundo o advogado dos dois sargentos, Jackson Romeu Arikudo, ambos informaram à CEI que apesar de a prefeitura ter anunciado que ocupavam cargos de confiança e que por isso foram demitidos em 29 de novembro do ano passado, o contrato deles com o município ainda está em vigência. De acordo com ele, os policiais nunca ocuparam cargo de confiança, e como o contrato não foi rompido, ainda está em vigência.

O maior problema, segundo o advogado, é que apesar de trabalharem desde julho, os policiais não receberam nenhum centavo de salário, e agora estão preparando ações judiciais contra o município. O presidente da CEI, vereador Jairo Tamura (PSB), afirmou que os depoimentos foram importantes, mas que não poderão ser revelados em razão do sigilo necessário para o desenvolvimento do trabalho da Comissão.

Dando prosseguimento ao trabalho da CEI, na próxima quarta-feira (dia 16), à partir das 9hs, serão ouvidos os guardas municipais Luiz Paulo Galli e Francielli Ronden Sing. Na sexta-feira (dia 18), a partir das 14hs, serão ouvidos Diego César Alves Vieira, Daniel Antonio dos Santos Júnior e Lucas Telles.


Assessoria de Comunicação

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Treinamento da Guarda Municipal na mira da CEI

Vereadores tomaram  depoimento de dois servidores municipais; na quarta-feira serão ouvidos os policiais militares que ministraram treinamento

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Londrina, que apura supostas irregularidades em contratos da Guarda Municipal, tomou  nest a segunda-feira (dia 7), à tarde, os depoimentos do técnico de gestão da Prefeitura de Londrina, Wagner Fernandes Lemes Trindade, responsável até meados do ano passado pela área administrativa da Guarda, e da também servidora municipal Maria Aparecida Marques Lima, que foi a pregoeira da licitação realizada pela Secretaria Municipal de Gestão Pública para contratação da empresa que deveria ministrar o treinamento da corporação.

Participaram dos depoimentos os vereadores Jairo Tamura-PSB (presidente da CEI), Lenir de Assis-PT (relatora), e Tito Valle-PMDB (membro), além do controlador da Câmara, Wagner Vicente Alves e do assessor jurídico do Legislativo, Paulo Anchieta da Silva. 

De acordo como presidente da CEI, vereador Jairo Tamura, os dois depoimentos contribuíram para esclarecer vários aspectos do processo licitatório, já que a prefeitura ainda não enviou alguns documentos solicitados pela comissão acerca do certame. “Focamos alguns fatos até já levantados pela auditoria interna da prefeitura e estamos buscando definir onde aconteceram as falhas e quem foram os responsáveis por elas”, afirmou Tamura.

O vereador informou que a comissão também enviou ofício à empresa matogrossense Delmondes & Dias Ltda, contratada para ministrar o treinamento da Guarda Municipal, solicitando alguns esclarecimentos a respeito do assunto. “Estamos aguardando a chegada das informações. De qualquer forma, nos próximos dias estaremos convocando os responsáveis pela empresa para que prestem esclarecimentos à CEI”, garantiu o presidente.

Como o foco principal da CEI são as denúncias de irregularidades no processo de contratação, realização e pagamento do Curso de Formação da Guarda Municipal, os próximos depoimentos também deverão trazer esclarecimentos acerca do tema. Para esta quarta-feira (dia 9) estão agendados a partir das 14 horas os depoimentos do capitão Marcos Ginotti Pires, do 5° BPM, que coordenou um curso da formação, e às 15h30min e 16h30min, respectivamente, dos sargentos Rosa Maria de Oliveira e Valdir Roque de Lima, também do 5° BPM, que foram monitores do mesmo curso.

Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vereadores definem novos depoimentos na CEI da Guarda

Vereadores querem ouvir técnicos da Gestão Pública que participaram das licitações para treinamento da Guarda Municipal e oficiais da 5º BPM que ministraram curso

Em reunião realizada na quarta-feira  (dia 2), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Londrina, que apura supostas irregularidades em contratos da Guarda Municipal, definiram para a próxima semana duas reuniões para a tomada de depoimentos de técnicos da Secretaria Municipal de Gestão Pública e de oficiais do 5° Batalhão de Polícia Militar que ministraram curso para integrantes da corporação. Na reunião, os vereadores Jairo Tamura-PSB (presidente), Lenir de Assis-PT (relatora), e Tito Valle-PMDB (membro) também decidiram enviar ofício à prefeitura, solicitando novos documentos que consideram fundamentais para esclarecimento dos fatos denunciados.

De acordo com  decisão da CEI, serão convocados para a próxima segunda-feira (dia 7), às 14hs, o técnico de gestão da Prefeitura de Londrina, Wagner Fernandes Lemes Trindade, responsável até meados do ano passado pela área administrativa da Guarda Municipal, e às 16hs a servidora municipal Maria Aparecida Marques Lima. Maria Aparecida foi a pregoeira da licitação realizada pela Secretaria Municipal de Gestão Pública, responsável pela habilitação da empresa matogrossense Delmondes & Dias Ltda. que ministrou o treinamento da corporação. Os integrantes da CEI pretendem obter informações acerca da escolha da empresa e detalhes do contrato assinado pelo município.

Os integrantes da CEI prosseguirão com a coleta de depoimentos na quarta-feira (dia 9), a partir das 14 horas, oportunidade na qual será ouvido o capitão Marcos Ginotti Pires, do 5° BPM, que coordenou um curso da formação para a Guarda Municipal.  Na  seqüência, às 15h30h e 16h30h, respectivamente, prestarão depoimento os sargentos Rosa Maria de Oliveira e Valdir Roque de Lima, ambos do 5° BPM, monitores do mesmo curso. De acordo com o presidente da CEI, vereador Jairo Tamura, outros três sargentos que também atuaram como monitores do curso da Guarda Municipal poderão ser chamados a prestar informações, caso seja necessário.

Tamura também informou que a prefeitura alegou não possuir alguns documentos solicitados anteriormente pela CEI, o que motivará uma atenção maior por parte dos vereadores na apuração dos fatos denunciados à época pelo vereador Joel Garcia (PTN), e também levantados na auditoria interna realizada pelo município. “Nós estamos apurando não só o pagamento do curso de tiro não ministrado, mas também fatos que envolvem um aditivo para compra de tickets-refeição; a nomeação dos policiais militares anteriormente à posse da diretoria da Guarda, e a urgência da sua instalação. Para tanto, precisamos de toda a documentação acerca destes fatos”, afirmou o presidente da CEI.

O vereador também garantiu que o relatório final da CEI da Guarda Municipal, cujo prazo final expira em 6 de maio ( mas que pode ser prorrogado ) deverá ser concluído antes da data fixada. Já prestaram depoimento à CEI, no final do ano passado, o ex-secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci e o ex-chefe de gabinete da Guarda Municipal, tenente Marcos Mota. As fotos da reunião são de Devanir Parra.


Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vereadores definem integrantes das Comissões

Os vereadores da Câmara Municipal de Londrina definiram ontem (terça-feira, 1º) durante a 1ª sessão deste ano, aos integrantes das doze Comissões Permanentes do Legislativo. Compostas anualmente mediante a indicação dos líderes partidários ou representantes de partidos, compete aos vereadores que compõem as Comissões Permanentes a análise das proposições submetidas à seu exame, dando-lhes parecer ou oferecendo-lhes substitutivos ou emendas.

As comissões permanentes são compostas por três vereadores que se reúnem e elegem o presidente, o vice-presidente e o membro. Abaixo os integrantes das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Londrina para o ano de 2011: 

1 - Comissão de Justiça, Legislação e Redação
Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) , presidente
Jairo Tamura (PSB), vice-presidente
Ivo de Bassi (PTN), membro

2 – Comissão de Finanças e Orçamento
Joel Garcia (PTN), presidente
José Roque Neto (PTB), vice-presidente
Roberto da Farmácia (PTC), membro

3 – Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Viação e Transporte
Roberto Kanashiro (PSDB), presidente
Roberto Fú (PDT), vice-presidente
Jacks Dias (PT), membro

4 – Comissão de Educação, Cultura e Desporto
Professor Rony (PTB), presidente
Tito Valle (PMDB), vice-presidente
Eloir Valença (PT), membro

5 – Comissão de Seguridade Social
Sandra Graça (PP), presidente
Lenir de Assis (PT), vice-presidente
José Roque Neto (PTB), membro

6 – Comissão de Ciência e Tecnologia
Professor Rony (PTB), presidente
Roberto Kanashiro (PSDB), vice-presidente
Marcelo Belinati (PP), membro

7 – Comissão de Economia, Indústria, Comércio e Agricultura
Roberto da Farmácia (PTC), presidente
Roberto Fú (PDT), vice-presidente
Jacks Dias (PT), membro

8 – Comissão de Defesa ao Consumidor e Segurança Pública
Tito Valle (PMDB), presidente
Ivo de Bassi (PTN), vice-presidente
Eloir Valença (PT), membro

9 – Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos
Jacks Dias (PT), presidente
Joel Garcia (PTN), vice-presidente
Sebastião dos Metalúrgicos (PDT), membro

10 – Comissão do Meio Ambiente
Rodrigo Gouvêa (PTN), presidente
Pastor Renato Lemes (PRB), vice-presidente
Tito Valle (PMDB), membro

11 – Comissão dos Direitos Humanos e Defesa da Cidadania
José Roque Neto (PTB), presidente
Tito Valle (PMDB), vice-presidente
Lenir de Assis (PT), membro

12 – Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Lenir de Assis (PT), presidente
Tito Valle (PMDB), vice-presidente
Paulo Arildo (PSDB), membro

Serviço de Imprensa

Câmara inicia os trabalhos de 2011





O Presidente da Câmara de Londrina (CML), Pastor Gerson Araujo abriu oficialmente   nesta  terça-feira, dia 01, os trabalhos da Casa para este ano.  Com muita tranquildade, Araujo conduziu a sessão que contou  inicialmente com a presença do prefeito Barbosa Neto, seu secretariado, além do prefeito da Cidade de Miduka, no Líbano, Ahmed Zebian, que está em visita a Londrina. (Foto)

Gerson Araujo avaliou a primeira sessão como tranquila. " Queremos debater com traquilidade os projetos importantes para a cidade, trazer a comunidade para a Câmara e ir para os bairros para mostrar a importância do legislativo", declarou.

Perguntado pelos repórteres sobre o tipo de relacionamento que  pretende manter com o executivo, Araujo respondeu que vai colaborar com tudo que for bom para cidade. " Quremos uma relação republicana. Vamos apoior o que for positivo,  debater, mellhorar o que for necessário e também desaprovar se for preciso", ressaltou o vereador.


Londrina, 03 fevereiro de 2011

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CEI da Guarda Municipal se reúne amanhã na Câmara


Vereadores vão avaliar documentos e definir a convocação de novos depoimentos, durante reunião que será realizada a partir das 14 horas

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Londrina, criada para apurar supostas irregularidades em contratos e pagamentos efetuados para treinamento da Guarda Municipal se reúne amanhã (dia 2), às 14h, no prédio do Legislativo. Os vereadores Jairo Tamura-PSB (presidente), Lenir de Assis-PT (relatora), e Tito Valle-PMDB (membro) deverão avaliar novos documentos recebidos do Executivo e definir a convocação de novos depoimentos.

O presidente da CEI, vereador Jairo Tamura, informou que um dos primeiros depoimentos a serem tomados, em data a ser agendada na reunião de desta quarta-feira, será do técnico em gestão da prefeitura, Wagner Fernandes Lemes Trindade. No final do ano passado, antes do recesso parlamentar, foram ouvidos o ex-secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci e o ex-chefe de gabinete da Guarda Municipal, tenente Marcos Mota.

Segundo Tamura, serão convocadas inicialmente as pessoas que de alguma forma estiveram envolvidas na elaboração do contrato com a empresa matogrossense Delmonde & Dias, responsável pelo treinamento da Guarda Municipal. A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Guarda Municipal foi aprovada pelo plenário da Câmara de Vereadores em novembro do ano passado, após a apresentação de denúncia de supostas irregularidades  apresentadas pelo vereador Joel Garcia (PTN), que à época estava afastado judicialmente do mandato.  
 

Serviço de Imprensa