sexta-feira, 29 de abril de 2011

Armadilhas vão facilitar localização de focos da dengue


Câmara lançou nesta tarde, dia 29, projeto de prevenção à dengue com a implantação de 112 ovitrampas que capturam os ovos do mosquito
Pastor Gerson  e prof. José Lopes assinam  convênio
“Devemos nos manter unidos para prevenir a dengue”. A frase foi proferida pelo presidente da Câmara Municipal de Londrina (CML), pastor Gerson Araújo (PSDB), durante o discurso de lançamento do projeto “Câmara contra a dengue”, realizado nesta sexta-feira, dia 29, no plenário do Legislativo. Durante a solenidade que contou com a presença de vereadores, funcionários da Casa e representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi assinado o convênio da CML com Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Itedes), para a implantação de 112 armadilhas, conhecidas como ovitrampas, nas instalações internas da Câmara e entorno.

O investimento mensal do Legislativo para a implantação do projeto é de R$ 136. O contrato que prossegue até dezembro de 2012 e prevê, além do fornecimento das ovitrampas, o monitoramento por meio do laboratório da UEL, responsável pela contagem dos ovos recolhidos semanalmente nas armadilhas. “Trata-se de mais uma estratégia da Câmara para somar com as demais ações que já estamos fazendo. Estas armadilhas vão nos ajudar a localizar possíveis focos para eliminá-los mais rapidamente”, declarou Araújo.

Prof. José Lopes  realiza treinamento com funcionários da CML
O professor do departamento de Biologia Animal e Vegetal das UEL, José Lopes, responsável técnico pelo projeto, destacou que a Câmara vive um momento histórico ao possibilitar a integração da academia com o Legislativo. “A Câmara está de parabéns por ter a coragem de colocar em prática iniciativas que propõem novas metodologias de combate a dengue”, elogiou Lopes. Segundo ele, o projeto ovitrampas já foi amplamente testado pela UEL que teve uma grande redução na circulação do mosquito transmissor. “A universidade utiliza as armadilhas há quatro anos e tem obtido ótimos resultados, assim como outras instituições e empresas da cidade”, disse.

Para o funcionário do departamento financeiro da CML, Odair José da Silva, o projeto é importante porque conscientiza as pessoas sobre a necessidade de vigiar sempre. “Todas as vezes que eu ver a armadilha no meu setor vou lembrar dos riscos da dengue. Pretendo me empenhar para que o projeto seja um sucesso”, enfatizou. Já a assessora parlamentar Francieli Monteiro Anelli Rosa que contraiu dengue no ano passado, acredita que as armadilhas são importantes ferramentas para ajudar na localização dos focos.
“Eu sofri muito com a dengue e não quero que meus colegas passem pelo que passei, por isso sou parceira desta iniciativa e vou ajudar no que puder”, declarou.

Funcionária da CML colabora na instalação das armadilhas
Após a solenidade, os funcionários da CML receberam um treinamento para entender como será realizado o monitoramento das armadilhas. Em seguida um grupo percorreu o entorno do prédio eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Enquanto isso, técnicos da UEL instalaram as armadilhas nos gabinetes e demais setores do prédio do Legislativo. As fotos do lançamento do programa “Câmara contra a dengue” são de Devanir Parra.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Câmara realiza dia “D' contra dengue

Instituição vai realizar várias atividades contra o mosquito Aedes aegypti; principal ação será a instalação de armadilhas (ovitrampas) na Casa e entorno

O presidente da Câmara Municipal de Londrina (PML), Pastor Gerson Araújo, coordena nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 14hs, o lançamento do projeto “A Câmara contra a Dengue”. Participam do evento, além dos vereadores e funcionários da CML, representantes da secretaria municipal de saúde, do Ministério Público, 17ª Regional de Saúde, Universidade Estadual de Londrina ( UEL) e Companhia Paranaense de Energia (Copel)

O projeto que é uma iniciativa da mesa diretora da Câmara, tem como objetivo principal, monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti nas instalações da CML e entorno, por meio de armadilhas especiais denominadas ovitrampas. A proposta visa evitar a proliferação do mosquito e possíveis contaminações de dengue em servidores da Casa que só neste não teve a confirmação de três casos de dengue em funcionários.

O programa ovitrampas é desenvolvido pelo departamento de Biologia Animal e Vegetal da UEL sob a coordenação do doutor em entomologia pela Universidade Federal do Paraná – UTFPR, professor José Lopes. As armadilhas contam com um recipiente similar a um pequeno vaso, que serve para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti. Dentro desse vaso é colocada uma palheta rugosa juntamente com água e um produto que atrai o mosquito fêmea para armadilha que ali deposita os ovos na palheta.

Toda semana  vamos retirar a palheta e será feita a contagem dos ovos, no laboratório da UEL, para ver se o controle está sendo eficaz. Então, ao invés de botar os ovos em outros locais , o mosquito será atraído pela armadilha”, disse Lopes. Os resultados destas análises serão encaminhados semanalmente para Câmara. “ Por meio destes dados, a CML vai obter as informações sobre a circulação e concentração do mosquito no local”, disse.

A instalação de ovitrampas, tem sido amplamente utilizadas por várias instituições em Londrina, entre elas estão a própria UEL e a Copel. Segundo a bióloga e técnica em administração da Copel, Sandra Lúcia Polato Sales, o projeto que foi implantado há um ano nas instalações da Companhia tem apresentado ótimos resultados. “ Os mosquitos estavam por toda parte. Os funcionários reclamavam muito. Com as armadilhas e os relatórios da UEL, começamos a localizar os focos com rapidez e eliminá-los”, disse Sandra Lúcia.

Na Câmara de Londrina serão instaladas 112 armadilhas por meio de convênio firmado com a UEL através do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social – Itedes. O custo de cada unidade é de R$ 1,60 e o período de realização da ação será até dezembro de 2012.

Para o presidente da CML, pastor Gerson Araújo, a Câmara tem demonstrado preocupação com a dengue há algum tempo. “ Já convidamos representantes de vários segmentos para debater o tema. Sabemos que há muito o que fazer, e a Câmara não pode ficar parada. Por isso optamos em implantar as armadilhas, visando a prevenção da dengue  dentro das nossas instalações para os próximos anos”, declarou Araújo.

Durante o lançamento do Projeto “ Câmara contra dengue”, será realizada a instalação das armadilhas nas instalações da CML e entorno, treinamento para os funcionários envolvidos no projeto, distribuição de material informativo nos gabinetes e mutirão de limpeza.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Câmara promove debate sobre novo Plano Diretor

A Mesa Executiva do Legislativo agendou para esta quarta-feira (27), a partir das 14 horas,  uma reunião da Câmara de Vereadores com representantes da Prefeitura de Londrina e de entidades da sociedade civil para discussão dos projetos em tramitação no Legislativo que integram o novo Plano Diretor Participativo do Município de  Londrina.

 De acordo com o presidente da Casa, vereador Gerson Araújo (PSDB), dos oito projetos em tramitação, um já foi aprovado e aguarda sanção do Executivo ( Preservação do Patrimônio Cultural) e os demais estão sendo analisados pela comissões permanentes da Câmara.

Araújo explica que o encontro desta quarta-feira  será realizado com aqueles que participaram da elaboração do Plano Diretor e que o objetivo é ampliar este debate com a comunidade. “Queremos que a população diretamente ou por meio das entidades representativas conheça e opine sobre as mudanças questão sendo propostas pelos projetos que integram o Plano Diretor”, informa o presidente da Câmara de Vereadores.  

terça-feira, 19 de abril de 2011

Gerson Araujo parabeniza RPC pelo projeto “Televisando o Futuro”

Inciativa de educomunicação visa incentivar crianças da rede pública de ensino na produção de textos e desenhos sobre meio ambiente; reportagens produzidas da RPC estimulam escolas e alunos

Vereador  discursa para diretores e professores
 O presidente da Câmara, Gerson Araújo participou nesta tarde, dia 19, no Hotel Cristal, do lançamento do projeto "Televisando o Futuro" – edição 2011. O evento que contou com a presença diretores e professores de escolas públicas de Londrina teve o objetivo de promover a assinatura do termo de parceira entre a Rede Paranense de Televisão – RPC, responsável pelo projeto, com a Secretaria Municipal de Educação e Universidade do Norte do Paraná - Unopar.


O “Televisando o Futuro” é um projeto de responsabilidade social que coloca a força da televisão a serviço da educação. Seu objetivo é promover a reflexão e contribuir para construção da cidadania por meio de reportagens especiais exibidas no Paraná TV 1ª. Edição e Bom Dia Paraná em 22 municípios . Em 2010 o projeto atendeu 35 mil alunos em 240 escolas do Estado. A expectativa para 2011 e´atender 679 escolas.


Gerson Araujo e a gerente da RPC Londrina, Silvana Postiglione
De acordo com a gerente geral da RPC em Londrina, Silvana Postiglione, Londrina está na terceira edição do projeto que terá como tema específico este ano, a educação ambiental com foco voltado para a biodiversidade, água, mudanças climáticas e destinação de resíduos. Durante o ano, os professores estarão estimulando as crianças na produção de textos e desenhos. A RPC estará presente nas escolas para fazer reportagens sobre os trabalhos. No final do ano, escolas, alunos e professores com os melhores desempenhos serão premiados. “É a comunicação a serviço da educação”, destacou a gerente da RPC.


A secretária municipal de Educação Karen Sabes, solicitou o empenho de diretores e professores na execução do projeto. “ Sabemos que existe grande uma demanda nas escolas, mas este projeto é importante porque é uma oportunidade de incentivar as crianças da escola pública a ter acesso à informações relevantes para sua formação”, disse.


Já o vereador Gerson Araújo, parabenizou a RPC e secretaria de Educação pela iniciativa e destacou a importância do ensino de qualidade para as crianças. “ É um projeto de valor na medida em que une a comunicação com a educação, dois elementos essenciais para o desenvolvimento e aprendizado de nossas crianças”, ressaltou. A avaliação do projeto ficará por conta da Unopar.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Câmara quer melhorias para RML

Gerson Araujo, entregou ao governador, documento que propõe integração do transporte coletivo da Região Metropolitana de Londrina , diminuição de preço combustível e reativação de hospital em Cambé

O discurso do vereador Gerson Araujo foi  amplamente aplaudido durante a Audiência Pública do Governo do Estado, realizada nesta sexta-feira, dia 15, no Parque Ney Braga. Como representante da Câmara de Londrina, Araújo solicitou que seja incluída na pauta do governo algumas recomendações relativas à Região Metropolitana de Londrina - RML. 

No total foram apresentadas três reivindicações contidas no requerimento nº 1289/2011 assinado pela maioria dos vereadores no final da sessão da última quinta-feira, dia 14, sendo: a redução de ICMS sobre o diesel utilizado no transporte coletivo; integração do sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Londrina e reativação do Hospital da Golden Cross pelo Governo do Estado.

“A audiência foi um momento oportuno para apresentar ao governador estas necessidades emergentes para nossa região. Sabemos que há muito o que fazer, mas foi de comum acordo que os vereadores decidiram levar esta pauta para o governo. Tenho convicção de que o governador vai olhar com atenção para todas as nossas propostas”, declarou Araujo.


Além de Gerson Araújo, assinaram o requerimento os vereadores Joel Garcia, Rony Alves, Roberto da Fármacia, Pastor Renato Lemes, Ivo de Bassi, Eloir Valença, Roberto Fu, José Roque Neto, Jairo Tamura e Sebastião dos Metalurgicos.  Participaram da audiência integrantes do primeiro escalão da administração estadual, municipal, entidades representativas de setores econômicos e de classe, moradores, lideranças comunitárias e políticas do norte paranaense.

Na oportunidade a líder comunitária da zona sul, Rosalina Batista, questionou o governador sobre a construção do viaduto do Conjunto Jamile Dequech, na zona sul e teve como resposta a garantia de que a obra será inciada no mês que vem. A construção do viaduto estava programada para começar no inicio deste ano, mas foi suspensa por causa de uma auditoria nas contas do estado, decretada pelo governador.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cooperativa Integrada recebe Comenda Ouro Verde

Sessão solene da Câmara de Vereadores acontece nesta quinta-feira (dia 14), às 20h30, no Buffet Atlântico; honraria foi proposta pelo vereador Roberto Kanashiro (PSDB)
A Integrada Cooperativa Agroindustrial será homenageada pela Câmara de Vereadores de Londrina com a entrega da Comenda Ouro Verde durante sessão solene marcada para esta quinta-feira (dia 14), às 20h30, no Buffet Atlântico. A honraria foi proposta pelo vereador Roberto Kanashiro (PSDB), subscrita por mais 14 vereadores e sancionada pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) convertendo-se na lei número 11.148/2011.

Fundada em Londrina em 1995, sucedendo a antiga Cooperativa Agrícola de Cotia, a Integrada Cooperativa Agroindustrial tem 55 unidades de recebimento distribuídas em diversas regiões do Paraná, comercializando grãos de soja, milho e trigo, com um volume de 1,3 milhão de toneladas/ano. A Integrada também investe na industrialização com unidades de fios de algodão, derivados de milho, rações, beneficiamento de sementes e indústria de sucos. A empresa mantém diversos programas para preservação ambiental e manejo sustentável que valorizam o equilíbrio entre produzir e preservar.

Dentre as ações sociais da cooperativa destaca-se o projeto Plante Um Sorriso, que recebe doação de parte da produção de seus associados além da contribuição dos colaboradores cujos recursos são utilizados para a compra e distribuição de brinquedos e materiais didáticos para entidades que atendem crianças carentes. A cooperativa desenvolve ainda o projeto de incentivo a leitura e promove a capacitação de professores das entidades atendidas por meio de encontros literários que abordam a obra de Monteiro Lobato.

Na área ambiental, a Integrada desenvolve desde 2005 o projeto Nossa Água, que visa despertar a conscientização para a importância da preservação das matas ciliares e da minas existentes nas propriedades rurais. Desde o início do projeto já foram distribuídas pela cooperativa mais de 700 mil mudas que beneficiaram 473 associados na preservação 444 hectares de mata ciliar em todo o Estado do Paraná, além da distribuição de mais de 200 mil alevinos para novo povoamento dos rios.

De acordo com o vereador Roberto Kanashiro (PSDB), proponente da Comenda, a Integrada Cooperativa Agroindustrial é motivo de orgulho para seus mais de seis mil cooperados porque recuperou a credibilidade do cooperativismo num momento difícil da agricultura à época da extinção da Cotia, e tem conquistado cada vez mais benefícios para seus associados. “Para Londrina, onde mantém sua sede, a Integrada agrega um valor importante no PIB do Município, além dos projetos sociais e ecológicos que desenvolve. A Cooperativa tem mais de 1.500 colaboradores em todo o Paraná e esta homenagem é um reconhecimento da cidade pela sua importância no crescimento local e regional”, afirmou Kanashiro.

Assessoria de Comunicação – Imprensa
Câmara Municipal de Londrina

terça-feira, 12 de abril de 2011

Roberto Alcântara é Cidadão Honorário de Londrina

Dentista e empresário foi homenageado durante sessão solene na Câmara; honraria foi proposta pelo vereador Gerson Araújo (PSDB)

 Vereadores Gerson Araújo,Roberto Kanashiro e Roberto Alcântara
O dentista e proprietário da empresa Angelus Indústria de Produtos Odontológicos, Roberto Queiroz Martins Alcântara, recebeu na última sexta-feira (dia 8), em sessão solene na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Honorário de Londrina. A honraria foi proposta pelo vereador e presidente do Legislativo Gerson Araújo (PSDB), subscrita por mais 13 vereadores e sancionada pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), convertendo-se na Lei número 10.999/2010.

Para saudar o homenageado, Gerson Araújo destacou a personalidade marcante de Alcântara, descrevendo-o como um pesquisador visionário, inovador, criativo, persistente, inconformado, teimoso e, consequentemente, empreendedor. “A Angelus é uma demonstração da transformação de conhecimentos e bens em novos produtos, gerando um novo método com o seu próprio conhecimento, o que permitiu toda a inovação tecnológica que, por meio de pesquisas e investimentos, tem criado novos e aprimorados produtos”, afirmou Araújo.

Roberto Alcântara agradeceu a honraria dizendo-se devedor para com a cidade de Londrina, que lhe reservou muitas conquistas ao longo dos anos. “Lembro-me quando cheguei aqui, na antiga rodoviária, aos 16 anos de idade, junto com a minha mãe e mais duas malas gigantes. Fomos para o lugar que tínhamos reservado e dormimos os primeiros dias no chão, porque a nossa mudança só chegou 45 dias depois”, contou ele.

O homenageado agradeceu também a Universidade Estadual de Londrina (UEL) por ter lhe proporcionado o ensino público o que lhe permitiu fazer o curso de odontologia e, trabalhando muito em um consultório popular na Rua Guaporé, chegar à realização profissional como dentista e empresário. “Sou também muito grato à Incubadora da Prefeitura de Londrina e à Adetec que me permitiram criar e fabricar os produtos e transformar um pequeno laboratório na potência que hoje é a Angelus”, disse Alcântara.

Empreendedor - Roberto Alcântara nasceu em Paranavaí (PR) em 1968, cidade onde estudou até o segundo grau. Transferiu residência para Londrina e concluiu o terceiro ano no Colégio Canadá. É formado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Endodontia pela Associação Odontológica do Norte do Paraná e pós-graduado em Metodologia de Ensino Superior na UEL. Trabalhou em consultório popular até montar seu próprio consultório, quando passou a fabricar pinos pré-fabricados para próteses dentais. Os produtos tiveram grande aceitação no mercado fato que o incentivou a criar a empresa Angelus, em 1994, nos fundos do consultório.

A empresa mantém registro no INPI de oito patentes de material odontológico e científico, obtidas a partir de trabalhos de pesquisa desenvolvidos com o apoio de universidades e centros de pesquisa e possui parcerias com o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), a Universidade de São Carlos, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).  A Angelus recebeu em 2009 o Prêmio FINEP de Inovação, entre outros reconhecimentos nacionais. Deve obter este ano a nona patente e 40% de seus produtos são exportados para 65 países. 

Roberto Alcântara foi fundador do Grupo de Estudos Odontológicos de Londrina (GEOL), secretário da Associação Odontológica Norte do Paraná e vice-presidente da Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (ADETEC). Também coordenou até o ano passado o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Adetec. Alcântara já ministrou várias palestras sobre inovação a convite do FINEP, BNDES, ANPROTEC e FIEP.

Durante a solenidade presidida pelo vereador Gerson Araújo participaram da mesa de honra o homenageado; o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto; o diretor do Centro de Ciências Exatas da UEL, José Paulo Piccinini Menezes e a ex-deputada estadual Elza Correia. O evento foi acompanhado por vereadores, familiares e amigos do homenageado além de funcionários da Angelus e integrantes da Banda de Músicos de Londrina, esta responsável pela execução dos hinos oficiais na solenidade. As fotos da solenidade são de Rodrigo Rafael. 


Assessoria de Comunicação – Imprensa

Câmara Municipal de Londrina

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vereador quer informações sobre Ocips conveniadas com a Prefeitura

Gerson Araujo quer saber quantas organizações prestam serviço ao municipio, o total de recursos repassadas e quem são os responsáveis; pedido de informações está na pauta desta terça-feira

O vereador Gerson Araujo quer mais informações sobre a situação das Ocips que prestam serviços para a Prefeitura de Londrina. Para tanto, Araujo encaminhou para a pauta desta terça-feira, dia 12, pedido de informações ao executivo sobre a atual situação das Ocips conveniadas.

O vereador quer saber quantas Ocips prestam serviços ao município; desde quando os convênios foram firmados; quais são as áreas de atendimento; quanto de recursos mensais e anuais são repassados a cada organização; nomes dos responsáveis; quando e como são realizadas as prestações de contas e a fiscalização.

“ Decidimos fazer este pedido de informações após a divulgação pela imprensa da Operação Dejavu II, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal que acabou com a prisão de 16 pessoas sendo 10 em Curitiba, dois em Foz do Iguaçu, um em Brasília, dois no Acre e um em Cuiabá”, explicou o vereador.

As denuncias que foram amplamente divulgadas pelo Jornal Gazeta Povo mostram o envolvimento de funcionários do Ministério da Justiça e de ex- coordenadores do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania ( Pronasci). “ O montante de recursos públicos envolvidos, segundo o jornal, superam os 100 milhões de reais, sendo que destes, a PF garante que 16 milhões foram desviados, mas a acredita-se que o rombo deve ser bem maior”, informou Araujo.

Conforme o jornal, estão sendo investigadas 20 prefeituras, que mantinham contrato com o Ministério da Justiça, só no Paraná são 13 prefeituras envolvidas. Os convênios eram feitos para a execução de programas na área da saúde, educação e segurança, mas a PF tem provas que os serviços não foram realizados, apesar dos repasses de recursos. Para burlar a fiscalização as organizações apresentavam notas frias e falsas para justificar o recebimento dos recursos.

"Londrina paga até hoje o preço por conta do contrato da prefeitura com a Oscip CIAP. Todos sabemos que grande parte dos problemas enfrentados atualmente na área da saúde estão diretamente relacionados com esta questão. Por isso, estou pedindo ao Executivo um pedido de informações e ao Ministério Público um requerimento solicitando as informações”, disse o vereador.

Londrina, 11 de abril de 2011

Câmara entrega Comenda Ouro Verde ao Senai Londrina

Entidade completou 60 anos na cidade e recebe honraria em sessão solene nesta quarta-feira (dia 13), às 20hs; iniciativa foi do vereador Tito Valle (PMDB)

A Câmara de Vereadores de Londrina realiza nesta quarta-feira (dia 13), às 20 horas, sessão solene para entrega da Comenda Ouro Verde ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai Londrina, pelos 60 anos de contribuição para a coletividade londrinense. O projeto aprovado pela Câmara foi de iniciativa do vereador Tito Valle (PMDB) e foi sancionado pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), tornando-se Lei nº. 11042/2010.


O Senai começou suas atividades em Londrina em agosto de 1950, na Rua Belém, onde até hoje está instalado, com atividades de formação profissional, oferecendo cursos de aprendizagem para menores de idade e qualificação profissional para adultos. Atualmente reconhecido nacionalmente por seus produtos e serviços nas áreas de educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos, o Senai Londrina é uma 39 unidades do sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).


De acordo com dados fornecidos pela instituição, já foram formados em Londrina 297 mil profissionais e nos últimos anos foram multiplicados os cursos, o número de alunos e a estrutura física na Rua Belém. No ano passado o Sistema FIEP iniciou na unidade do Senai Londrina a construção de mais um prédio que vai abrigar a Faculdade de Tecnologia Senai Londrina para oferecer cursos de Fabricação Mecânica e Manutenção Industrial.


Na área de Educação Profissional o Senai Londrina mantém cursos técnicos, de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento, MBA e Pós-Graduação. Na área de Serviços Técnicos e Tecnológicos, o Senai Empresas oferece serviços de excelência para as indústrias por meio de consultorias, ensaios laboratoriais, apoio tecnológico e cursos “In Company” com o objetivo de aumentar o diferencial competitivo das indústrias paranaenses.


Para o vereador Tito Valle, autor da honraria apoiada pelos demais integrantes do Legislativo, a Comenda Ouro Verde ao Senai Londrina é uma forma de agradecimento da população londrinense à instituição que propiciou a formação profissional de milhares de jovens da cidade, muitos hoje empresários bem sucedidos, pela excelência do serviço e produtos oferecidos por suas empresas. “Tive a oportunidade de ser aluno do Senai em 1985, e o curso de Coordenador de Segurança no Trabalho me ajudou muito na definição do meu futuro profissional. O Senai tem professores de alto nível e todo seu corpo técnico é de excelência”, afirmou o vereador.


Assessoria de Comunicação – Imprensa
Câmara Municipal de Londrina

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Câmara mediará acordo de professores com prefeitura

Professores da rede municipal que ministravam aulas de 5ª a 8ª série foram prejudicados com estadualização; vereador Professor Rony coordenará negociação com o Executivo

Representantes de professores da rede municipal de ensino, que ministravam aulas de 5ª a 8ª série nas escolas dos distritos rurais, estiveram hoje (dia 7), na sessão ordinária da Câmara, pedindo apoio aos vereadores e vereadoras para a situação criada pela estadualização de ensino, que transferiu a responsabilidade dessas turmas para a rede estadual. De acordo com eles, 144 professores que atuavam nos distritos rurais e foram remanejados para escolas municipais da área urbana (atuando a maioria em oficinas de escolas de tempo integral) tiveram redução salarial a partir de janeiro deste ano por conta do regime das turmas de 1ª a 4ª série.

Por solicitação do vereador Professor Rony (PTB), presidente da Comissão de Educação na Câmara, a representante dos professores, Eliane Pinheiro Góis Cruz Arruda, utilizou o plenário para explicar aos vereadores a situação que vem sendo enfrentada pelo grupo, muitos deles próximos da aposentadoria. Segundo a professora Eliane, o regime dos professores de 1ª a 4ª série é estipulado por 20 horas semanais trabalhadas, enquanto eles trabalhavam pelo regime de horas-aula, o que lhes rendia o valor recebido de 24 horas semanais. Com a decisão da prefeitura, todos passaram a receber menos desde janeiro.

“A maioria dos professores prestou concurso para o regime de horas-aula, e a estadualização aconteceu não por vontade dos professores, mas por uma decisão superior. Queremos que a prefeitura reconheça esse nosso direito adquirido e, independente de onde os professores que foram remanejados estejam trabalhando, que recebam pelas horas-aula, o que acontece com todos há mais de 20 anos”, explicou Eliane.

No momento da discussão também chegou à Câmara a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, que acenou com a possibilidade da revisão da medida adotada pelo Executivo. Diante da fala da secretária, o vereador Professor Rony propôs e foi aceita a assinatura de protocolo de intenções que prevê prazo máximo de  60 dias para a solução definitiva do problema. “Sentimos a boa vontade do Executivo, mas queremos um documento assinado por todos que garanta o que aqui foi discutido”, afirmou o vereador.

O protocolo de intenções foi assinado pela secretária municipal de Educação, Karin Sabec; pela representante dos professores, Eliane Arruda; e pelos vereadores Professor Rony, Tito Valle (PMDB) e Eloir Valença (PT) da Comissão de Educação do Legislativo Municipal e pela vereadora Sandra Graça (PP). Também ficou definido que os vereadores participarão das reuniões entre o grupo de professores e a prefeitura, com o objetivo de acompanhar e auxiliar no processo de negociação para atendimento das reivindicações dos professores. Foto de Rodrigo Rafae. 

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Londrina 


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Roberto Alcântara recebe título de Cidadão Honorário

Dentista, pesquisador e presidente da empresa Angelus será homenageado na próxima sexta-feira (dia 8), às 20h; iniciativa é do vereador Gerson Araújo (PSDB)

Por iniciativa do vereador e presidente do Legislativo, Gerson Araújo (PSDB), o dentista, pesquisador e presidente da Angelus Indústria de Produtos Odontológicos, Roberto Queiroz Martins Alcântara, será homenageado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Honorário de Londrina. A sessão solene de entrega do título será realizada na próxima sexta-feira (dia 8), às 20h, no plenário do Legislativo. O projeto foi subscrito por mais 13 vereadores, sancionado pelo prefeito Barbosa Neto e transformou-se na Lei nº. 10.999, de 22 de setembro de 2010.

Roberto Alcântara nasceu em Paranavaí (PR) em 1968, cidade onde estudou até o segundo grau. Transferiu residência para Londrina para concluir o terceiro ano no Colégio Canadá. É formado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Endodontia pela Associação Odontológica do Norte do Paraná e pós-graduação em Metodologia de Ensino Superior na UEL. Trabalhou em consultório popular até montar seu próprio consultório, quando passou a fabricar pinos pré-fabricados para próteses dentais. Os produtos tiveram grande aceitação no mercado fato que o incentivou a criar a empresa Angelus, em 1994, nos fundos do consultório.

A empresa mantém registro no INPI de oito patentes de material odontológico e científico, obtidas a partir de trabalhos de pesquisa desenvolvidos com o apoio de universidades e centros de pesquisa e possui parcerias com o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), a Universidade de São Carlos, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).  A Angelus recebeu em 2009 o Prêmio FINEP de Inovação, entre outros reconhecimentos nacionais. Deve obter este ano a nona patente e 40% de seus produtos são exportados para 65 países.  

Roberto Alcântara foi fundador do Grupo de Estudos Odontológicos de Londrina (GEOL), secretário da Associação Odontológica Norte do Paraná, e vice-presidente da Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (ADETEC). Também coordenou até o ano passado o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Adetec. Alcântara já ministrou várias palestras sobre inovação a convite do FINEP, BNDES, ANPROTEC e FIEP.

Para o presidente da Câmara, Gerson Araújo, vereador proponente da honraria, o título de Cidadão Honorário a Roberto Alcântara é o reconhecimento pelo seu trabalho, que leva o nome de Londrina a todas as partes do mundo por meio dos produtos desenvolvidos por ele e sua equipe. “É uma pessoa empreendedora, que saiu do lugar comum e construiu uma potência, que é a Ângelus, reconhecida mundialmente pela excelência de suas descobertas. Roberto já recebeu muitos prêmios e agora, a Câmara de Vereadores, em nome de todos os londrinenses, presta esta justa homenagem pela sua importância para nossa cidade”, afirmou Araújo.

UTFPR deverá se chamar campus Dr. Hosken de Novaes

Campus da UTFPR  na região  leste de Londrina
O vereador Gerson Araújo teve aprovado na sessão desta terça-feira, dia 05, o projeto de lei de sua autoria que denomina Doutor Hosken de Novaes o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFR.

Para Gerson Araújo o projeto é importante por se tratar de um reconhecimento a um dos políticos mais honesto do Paraná. “Trata-se de uma grande personalidade. Um homem ético, advogado renomado e grande colaborar do desenvolvimento do Estado”, declarou Araújo.

José Hosken de Novaes nasceu em Carangola – MG, em fevereiro de 1917, filho de Américo Novaes e  Maria Hosken de Novaes. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro para estudar Direito. Em 1939 obteve o grau de bacharel em ciências jurídicas pela Faculdade Nacional de Direito. Em 1942 a família mudou-se para Londrina, dedicando-se à advocacia. Ingressou na política após a redemocratização do país em 1945, na União Democrática Nacional.

Exerceu cargos de procurador Geral do Estado, Secretário de Estado da Fazenda e membro da Comissão Estadual de Revisão de Terras e Consultas. Em 1963 foi eleito prefeito de Londrina e em 1979 assumiu o poder para completar o período governamental, dada a descompatibilização de Ney Braga.

O projeto foi aprovado em primeira discussão com 15 votos favoráveis e duas abstenções. “ Estaremos encaminhando o projeto para um parecer da UTFP e para a Procuradoria Geral da União. Em breve a proposta voltará para ser votada em segunda discussão. Estamos otimistas e contamos com o apoio dos vereadores”, conclui Gerson Araújo.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Equipe de Marco Cito falhou, diz Zanlorenci

Ex-secretário Benjamin Zanlorenci depôs na CEI que investiga contrato com a Delmondes; ele afirmou que fiscalizar e controlar contratos é tarefa da Gestão Pública

O ex-secretário de Defesa Social do Município, Benjamin Zanlorenci, afirmou ha última sexta-feira, dia 01, à imprensa, que a responsabilidade pela fiscalização e o controle do contrato com a empresa Delmondes & Dias, que ministrou treinamento para a Guarda Municipal, era da Secretaria de Gestão Pública. 


“Quem contratou a Delmondes pela Prefeitura de Londrina foi o Marco Cito e a equipe da Secretaria de Gestão e o contrato deixa claro que era deles a função de acompanhar a empresa. Minha tarefa como secretário era montar e dirigir a equipe da Guarda Municipal e isso foi feito”, disse Zanlorenci. A declaração foi dada ao final do depoimento para a Comissão Especial de Inquérito (CEI), na Câmara de Vereadores, onde o ex-secretário compareceu acompanhado pelo advogado Jefferson Augusto de Paula.

A CEI convocou o ex-secretário para novo depoimento porque na sexta-feira passada (dia 25), o secretário de Gestão Pública, Marco Cito, após ser ouvido pela Comissão, afirmou que se algo de irregular aconteceu no contrato de treinamento da Guarda, a responsabilidade cabia ao ex-secretário Zanlorenci. A CEI foi criada para investigar, entre outros aspectos do contrato, o pagamento realizado pela prefeitura à empresa Delmondes por aulas de tiro que não foram ministradas.

De acordo com Zanlorenci, vários documentos trazidos por ele e entregues hoje aos vereadores que integram a CEI esclareceram de quem era a responsabilidade pela gestão do contrato com a Delmondes. “Também entreguei aos vereadores cópias de e-mails com determinações que me foram dadas pelo próprio prefeito, como as tarefas do serviço de inteligência”, garantiu o ex-secretário. Ele disse que Marco Cito sabia do acordo para trocar as aulas de tiro pelo treinamento de uma 5ª turma da Guarda, e só não fez o aditivo contratual porque não o quis.

O presidente da CEI, vereador Jairo Tamura (PSB), anunciou para  hoje, (dia 4) uma reunião interna da comissão para avaliar os documentos e dar continuidade ao relatório final que, segundo ele, já foi iniciado pela vereadora Lenir de Assis (PT), relatora da CEI. “O depoimento de Zanlorenci esclareceu dúvidas sobre o desenvolvimento das atividades previstas no contrato com a Delmondes. Ele entregou documentos e prestou um depoimento mais consistente do que o primeiro, já que procurou esclarecer dúvidas que surgiram após as demais oitivas”, explicou Tamura. 

O depoimento de Zanlorenci  foi acompanhado pelo vereador Jairo Tamura – PSB (presidente da CEI); pela vereadora Lenir de Assis – PT (relatora), e pelo vereador Tito Valle – PMDB (membro). Participaram ainda da reunião o procurador Jurídico da Câmara, Miguel Ângelo Aranega Garcia; o controlador da Câmara, Wagner Vicente Alves; e a assessora Legislativa, Rosana Bueno.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Moradores o San Izidro fazem mutirão contra Dengue, amanhã

Atividades de prevenção já estão sendo realizadas há cerca de um mês com participação de agentes de saúde e endemias; vereador Gerson Araujo apóia a iniciativa e vai participar do evento

A comunidade do Jardim San Izidro realiza neste sábado a partir das 8h deste sábado, dia 02, um arrastão contra a dengue no bairro. O presidente do Conselho de Saúde do Jardim San Izidro (região leste) Claudemir Fernandes Farias, um dos organizadores do evento informou que o mutirão está sendo organizado há cerca de um mês.

“Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Saúde por meio dos agentes de saúde e de endemias que já distribuíram panfletos e sacos lixo para os moradores e a CMTU colocou caminhões a disposição para recolher o lixo”, declarou Farias.

Segundo ele, um carro de som também circulou as ruas do bairro anunciando a realização do mutirão. “ Estamos contando com cerca de 200 pessoas entre os agentes de saúde, moradores e voluntários”, disse o presidente do Conselho que não descarta a participação dos integrantes do grupo de caminhada do bairro que conta dezenas de idosos.

O vereador Gerson Araújo também vai ajudar no mutirão. Segundo ele, trata-se de uma atividade importante porque envolve a participação da comunidade e do poder público na luta contra a dengue. “ Estaremos presentes para dar nosso apoio e colaborar no que for necessário”, ressaltou Araujo.

O último balanço da Secretaria Municipal de Saúde mostra que Londrina conta com 8.373 casos suspeitos da doença desses 2.534 são positivos. A região leste registrou 1312 dos casos, a sul 317, a norte 315, o centro 308, a oeste 258 e a rural 24. Há ainda dois casos de óbitos devidos à dengue, confirmados na cidade, e um terceiro ainda em avaliação.