quarta-feira, 22 de junho de 2011

Leonardo Crema canta sua história e emociona o público

Amigos, professores e familiares do jovem músico  estiveram presentes na entrega de Diploma de Reconhecimento Público realizada na última terça-feira (21),  na Câmara

Gerson Araujo e o homenageado Leonardo M. Crema
Superação, autonomia e perseverança. Estas foram as  principais palavras utilizadas pelo Presidente  do Legislativo, Gerson  Araujo , para  apresentar um pouco  da história  do músico Leonardo Massaroto Crema, homenageado na sessão da última terça-feira, (21),  com  o recebimento do Diploma de Reconhecimento Público da Câmara  de Londrina.


Leonardo é portador desde nascença, de Toxoplasmose Congênita,uma doença grave que o levou a ter sérios problemas de saúde, entre eles a falta da visão. Desde a infância, ele tem se destacado na musica sertaneja. Gravou o seu primeiro CD aos10 anos de idade e conquistou o primeiro lugar em vários programas musicais de TV. “Este rapaz é merecedor desta homenagem porque tem uma história de vida marcada por dores, internações, cirurgias e muito sofrimento físico. Contudo ele nunca se abateu, sempre se mostrou otimista e confiante de que seria uma vencedor”, declarou  Araújo.


Araujo, Leonardo Crema acompanhado dos pais
Estiveram presentes na solenidade,  dezenas de pessoas entre amigos do Instituto dos Cegos, professores e familiares. “ Conheço o Leonardo desde criança. Estudamos juntos durante muitos anos. Ele sempre foi uma pessoa especial, um amigo verdadeiro. Merece tudo o que esta recebendo hoje”, disse  Rodrigo da Silva Marin com quem Leonardo costuma passar horas tocando violão até hoje.


Já a professora de braile, Dirce Nester Rosa, não mediu esforços para estar presente na homenagem do ex-aluno. Para ela, o jovem é um exemplo de vida para todos. “ Ele sempre foi muito carinhoso e alegre com todos. As vezes chegava na escola carregado pelos pais, mas nunca  desistiu de estudar e aprender. Esta homenagem é justa,” ressaltou a professora. 

Leo Crema cantou e emocionou o público
Emocionado, Leonardo Massaroro Crema, realizou um breve discurso durante a solenidade, destacando a importância de receber a homenagem  da Câmara de Vereadores. “ Para mim  é uma honra receber este Diploma. Agradeço a Deus e principalmente minha família por ter chegado até aqui”, disse o jovem que em seguida emocionou o público ao cantar a música “Olhos do Coração”, uma composição dos músicos londrinenses Augusto Mello e Devair Bianco que conta a sua própria história de vida. ( Fotos de Devanir Parra)






CEI da Saúde vai analisar contratos e depoimentos

Comissão esteve reunida ontem (dia 20) para análise dos documentos relativos aos contratos da saúde e cópias de depoimentos ao Gaeco; acervo recebido é de cerca de seis mil páginas

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Londrina, criada para apurar ilegalidades e irregularidades no processo de contratação das OSCIPs denominadas Institutos Gálatas e Atlântico, esteve reunida ontem (dia 20), à tarde, para análise dos documentos recebidos da Prefeitura, do Judiciário e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Segundo a vereadora Lenir de Assis (PT), que preside a CEI da Saúde, são cerca de seis mil páginas de documentos que tratam dos contratos firmados com as OSCIPs; ações que tramitam no fórum local e depoimentos colhidos pela equipe do Gaeco de pessoas ligadas aos institutos.

A CEI foi instalada no dia 7 deste mês e conta também com a participação da vereadora Sandra Graça (PP) como relatora, e do vereador José Roque Neto, o “padre Roque” (PTB), como membro. Além da análise dos documentos iniciada hoje, a CEI já realizou reuniões com o Gaeco e Ministério Público, com o Juízo da 4ª Vara Cível e na última sexta-feira (17) com a Justiça do Trabalho, oportunidade na qual foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para pagamento de salário aos funcionários das OSCIPs.

“Pelo volume de documentos que recebemos e ainda estamos para receber, vamos fazer uma análise pontual dos contratos; depois uma análise da prestação dos serviços, e também das irregularidades apuradas pelo Gaeco e Ministério Público. Ainda não estamos discutindo a necessidade de oitivas de testemunhas, porque muitos dos depoimentos colhidos pelo Ministério Público poderão ser utilizados pela comissão”, explicou Lenir.

Conforme havia sido deliberado no dia da instalação, a CEI continuará se reunindo todas as segundas-feiras, às 16 horas, sendo a próxima reunião prevista para o dia 27. Participaram da reunião desta segunda-feira além dos integrantes da CEI; o procurador jurídico do Legislativo, Miguel Ângelo Garcia; o controlador do Legislativo, Wagner Vicente Alves; e a assessora legislativa, Angélica Milhorini Pereira.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Câmara homenageia jovem músico londrinense

Leonardo Massaroto Crema nasceu com uma doença grave que o deixou cego aos 16 anos. Ele venceu as dificuldades e se tornou num músico respeitado; iniciativa é do vereador Gerson Araujo


Leonardo Massaroto: paixão pela música
O jovem músico londrinense Leonardo Massaroto Crema será homenageado nesta terça-feira, (21) às 18h45, durante sessão da Câmara de Municipal de Londrina (CML), onde vai receber o Diploma de Reconhecimento Público. A iniciativa é Presidente do Legislativo Gerson Araújo.

Leonardo Massaroto nasceu no dia 30 de maio 1.992, na cidade de São Sebastião da Amoreira, por ocasião de uma viajem da mãe aquela cidade. Quatro meses após do seu nascimento a família foi informada que ele era portador de Toxoplasmose Congênita, uma doença grave que ao ser adquirida pela gestante pode ocasionar aborto ou nascimento de fetos mal formados. Segundo a mãe, Vânia Massaroto Crema, a vida de Leonardo foi marcada por sofrimentos e vitórias. “ Os médicos nos disseram que ele não conseguiria falar, ouvir e andar, por isso desde pequeno foi encaminhado para o Instituto dos Cegos de Londrina”, disse dona Vânia.

Mas ao contrário do que indicava a medicina, ao completar um ano e cinco meses, Leonardo deu os primeiros passos, todavia, novos exames mostraram que ele apresentaria pouca visão e teria dificuldades para estudar. Mas, segundo sua mãe, foi aos 12 anos que Massaroto enfrentaria um dos piores momentos de sua vida. “ Ele teve um grave problema na coluna que precisou de duas cirurgias. Ficou 51 dias internado. O custo do tratamento era muito alto, por isso fizemos várias promoções como bingos e rifas para arrecadar dinheiro e graças a Deus e a ajuda da família e amigos conseguimos pagar”, declarou.

Nesta época, o jovem já tinha uma relação forte com a música. Aprendera a tocar violão com facilidade e já costumava se apresentar em pequenos eventos e programas musicais como show de talentos e calouros. Aos 10 anos lançou seu primeiro CD sertanejo. “ Ele participou do programa do José Makioke, do Barbosa Neto na antiga TV Mix e Arabian Show, em todos ganhou em primeiro lugar”, conta a mãe com orgulho.

Aos 16 anos, Leonardo Massaroto sofreu um sério problema de visão ocasionado pelo descolamento de retina o que lhe o levou a cegueira total. No entanto, o que parecia ser o fim de uma carreira, marcou o inicio de uma nova etapa de sua vida. Ele lembra que, como já convivia há muitos anos com os amigos do Instituto dos Cegos, estava acostumado com esta situação e por isso não se abalou com nova rotina, “ Eu não sofri tanto ao saber que ficaria cego para sempre porque os médicos me alertavam disso desde criança. Eu aprendi o braile e sempre acreditei que conseguiria sobreviver tranquilamente”, revelou.

Hoje aos 19 anos, apaixonado pela música, Leonardo vai tocando a vida na expectativa do seu primeiro show que será que será na próxima quarta-feira, (22), na lanchonete Rancho do Gaucho (Rodovia Celso Garcia, Km 60),  um dia após ser homenageado na Câmara de Londrina. “ Me sinto muito honrado e agradecido a todos por este momento especial da minha vida”, disse. A homenagem na CML contará com a presença de várias pessoas que acompanharam a trajetória de Leonardo que promete emocionar a plátéia com a apresentação da musica “ Olhos no Coração”. Uma composição dos amigos e músicos londrinenses Augusto Mello e Devair Bianco para contar a vida do jovem Leonardo.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto de Araujo exige licitação para contratação de OSCIP E ONG


Lei quer acabar com a “dispensa e licitação” para contratos e convênios com estas instituições; objetivo é evitar o desvio de dinheiro público como ocorreu com CIAP e institutos Atlântico e Gálatas

Araujo:" O objetivo é evitar  o desvio de dinheiro público"
O presidente da Câmara Gerson Araujo (PSDB), protocolou na última terça-feira (14), o Projeto de Lei Nº 237/2011 que estabelece normas para a contratação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e Organização Não Governamental (ONG) no município de Londrina.


Conforme o projeto, termos de convênio, cooperação, contratos ou qualquer tipo de ajuste ou parceria com estas instituições deverão passar pelo processo de licitação. De acordo com vereador Gerson Araújo, o projeto é de extrema importância porque veda chamada “dispensa de licitação” para a contratação de OSCIPS e ONGS. “ É uma forma e evitar o desvio de dinheiro público como vem ocorrendo nos últimos anos em Londrina”, declarou Araújo se referindo aos escândalos na área da saúde, envolvendo o Centro de Integrado de Apoio Profissional (CIAP) e mais recentemente os institutos Gálatas e Atlântico.


A justificativa do Projeto considerou a opinião da Chefe da Controladoria Geral da União(CGU) no Estado do Paraná, Alzira Angeli que afirma que “as OSCIPS são o novo nicho de mercado de corrupção”. Ainda conforme ela, é preciso mudar a legislação estabelecendo os mesmos proibitivos de um convênio e de um contrato de repasse aos Termos de Parceria. “ Nossa proposta vem calcada nas sugestões da Chefe da CGU e estabelece regras rígidas para a contratação de OSCIPS e ONGs no âmbito municipal”, informou Gerson Araujo.


Os principais artigos da Lei prevêem, além da licitação, o preenchimento de alguns requisitos para que as OSCIPS e ONGs sejam contratadas pelo poder público, entre eles , possuir título de utilidade pública municipal, estadual e federal há mais de cinco anos; não ter fins lucrativos; estar regular perante do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e da União; possuir sede em Londrina e apresentar certidão negativa cível e criminal do presidente, diretores e membros do Conselho Fiscal.


Ainda segundo o projeto, caberá à Secretaria de Gestão Pública baixar as demais normas para o cumprimento da Lei. “ Esperamos que com esta medida a população de Londrina não seja mais surpreendida com a corrupção causada por estas contratações que acabam fragilizando ainda mais o atendimento ao cidadão”, opinou o vereador.


O projeto receberá os pareceres das principais comissões do Legislativo e deverá entrar na pauta das próximas sessões para ser discutido e votado pelos demais vereadores.

Vereadores aprovam Projeto " Câmara no Bairros"

Distrito de Paiquerê será o primeiro a receber a audiência que visa aproximar a Câmara das comunidades; secretaria municipal de Agricultura e Emater se unem à proposta

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (14), o requerimento de autoria da  Mesa Executiva da Câmara Municipal de Londrina (CML)  que autoriza a  realização do projeto “Câmara nos Bairros”, uma iniciativa do Presidente do Legislativo, Gerson Araújo que conta com a parceria da Emater e Secretaria Municipal de Agricultura.

A primeira edição do projeto“Câmara nos Bairros” será realizada no próximo semestre no Distrito de Paiquerê. De acordo com o vereador Gerson Araújo, o objetivo principal é aproximar a Câmara da comunidade. “Queremos abrir um canal de comunicação com a população por meio de audiências que vamos realizar em todas as regiões do município,”comentou Araujo.

Ainda de acordo com o vereador, o projeto pretende apresentar o papel do Legislativo, seus integrantes e quais são as funções da Câmara de Vereadores no contexto da organização política do município. “ A ideia é fortalecer a elaboração e execução de politicas públicas dirigidas a cada setor. Pretendemos divulgar as informações sobre os projetos em tramitação relacionadas com as comunidades visitadas e encaminhar as reivindicações por meio de ações do Legislativo, da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura” ressaltou.

O técnico agrícola da Emater, Paulo Roberto Mrtvi que trabalha na instituição há 28 anos destacou a importância do projeto. Segundo ele, esta é a primeira vez que o Legislativo vai até a zona rural para ouvir o homem do campo. “ È uma atitude louvável porque valoriza está população que normalmente é esquecida pela área política. A expectativa é que o vereadores conheçam a realidade dos agricultores familiares e possam formular leis que colaborem para a melhoria de qualidade de vida destas comunidades”, disse.

Já o responsável pela área rural da secretaria municipal de Agricultura,Renato Mariano da Silva revela a importância da Câmara em levar informações para o agricultores sobre o papel do Legislativo. “ As pessoas não sabem a diferença entre os poderes. É comum eles reclamarem que os vereadores só os procuram em ano politico. Por isso, vejo como positiva esta inciativa da Câmara”, declarou.

O cronograma de ações do projeto “Câmara nos Bairros”, está sendo definido por meio de reuniões com membros da Mesa Executiva, Emater e Secretaria de Agricultura. Renato Mariano Silva, acredita que entre as principais reivindicações destas comunidades estão: melhoria das estradas rurais, saúde, educação, transporte escolar e habitação. “ São problemas que afetam toda a população rural”, concluiu.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Câmara inaugura elevador para deficientes

Legislativo melhora a acessibilidade ao segundo piso do prédio;  elevador vai atender aos idosos e portadores de deficiências

A  Câmara Municipal de Londrina inaugura nesta quinta-feira, (16), às 15h, durante a sessão ordinária, o elevador que  permitirá o acesso de idosos e portadores de deficiências às galerias e aos gabinetes dos vereadores. O equipamento foi instalado pela empresa Daikem Indústria Eletrônica S.T, vencedora do processo de licitação e representou um investimento de R$ 35.661,00.

A instalação do elevador foi iniciada há um ano durante a gestão do vereador e ex-presidente do Legislativo José Roque Neto (PTB). “É uma aquisição muito importante porque promove o acesso de idosos e  pessoas com deficiência à Câmara. Era uma antiga reivindicação dos vereadores e uma necessidade do Legislativo”, declarou Roque Neto que realizou, enquanto presidente da Câmara, outras ações de promoção da acessibilidade ao prédio do Legislativo, entre elas a construção do novo calçamento no entorno da CML.

Para  a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Paola Joana Ortiz, a instalação do elevador nas dependências da CML deve ser exemplo para os demais órgãos públicos. “ A Câmara está cumprindo  a legislação”, disse a presidente do CMDPD se referindo a  Lei Federal 10.098 de dezembro de 2000 que também trata da acessibilidade dos deficientes nos edifícios públicos ou de uso coletivo.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Araújo (PSDB) afirmou que o elevador é uma conquista não só para o Legislativo , mas para toda a comunidade. “ A partir de agora todas as pessoas poderão acessar o prédio da Câmara e participar das sessões. É um importante passo rumo ao respeito aos direitos dos cidadãos idosos e portadores de deficiência”,  ressaltou Araújo.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CEI da Centronic marca depoimento de Joel Garcia

Autor do pedido de abertura da comissão para investigar irregularidades nos contratos com empresas de vigilância será ouvido no próximo dia 21, às 10h40

Vereador Roberto Kanashiro preside CEI
A Comissão Especial de Inquérito (CEI), criada para apurar supostas irregularidades relativas nos contratos firmados entre Prefeitura de Londrina e as empresas CENTRONIC Segurança e Vigilância Ltda e PROGUARDA Sistemas Eletrônicos Ltda., quer ouvir o autor da denúncia, vereador Joel Garcia (PTN). Segundo o presidente da CEI, vereador Roberto Kanashiro (PSDB), Garcia deverá ser ouvido no próximo dia 21 (terça-feira), às 10h40, ocasião em que os integrantes da Comissão esperam também obter mais informações do denunciante.

O depoimento de Joel Garcia, segundo o presidente Roberto Kanashiro (PSDB), foi marcado porque o vereador se mostrou disposto a contribuir com a CEI e mesmo trazer novas informações que poderão subsidiar o trabalho que está sendo iniciado. A comissão, composta ainda pelos vereadores Professor Rony (PTB), relator, e Ivo de Bassi (PTN), membro, esteve reunida na tarde da última quarta-feira (8), ocasião em que iniciou a análise de documentos que já disponibilizados para a Câmara.

 “Nós requisitamos documentos que são alvo de ações no Fórum, desde a assinatura dos primeiros contratos no governo anterior, até a última denúncia feita pelo Ministério Público sobre vigilantes supostamente pagos pela prefeitura que poderiam ter trabalhado na rádio do prefeito. Isso porque a CEI deverá investigar os contratos firmados desde o ano de 2005 até os dias atuais”, explicou Kanashiro.

De acordo com o presidente, foram também solicitados documentos da empresa PROGUARDA Sistemas Eletrônicos Ltda., que tem sua sede na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás. “A CEI tem prazo de 120 dias para entregar o relatório final, mas pretendemos agilizar os trabalhos para que sejam concluídos num prazo bem mais curto”, afirmou Kanashiro. A CEI da Centronic marcou reuniões de trabalho todas as quartas-feiras, no período da tarde, para análise de documentos recebidos e definição da oitiva de depoimentos. A Comissão se reunirá na próxima quarta-feira (dia 15), às 15h, na sala de reuniões da Câmara.


Assessoria de Imprensa - Câmara de Londrina
Foto: Devanir Parra

Comunidade Lusa será homenageada no Dia de Portugal

Legislativo fará sessão comemorativa nesta sexta-feira (10), às 19h, para homenagear 60 portugueses residentes em Londrina e que chegaram ao Brasil há mais de 50 anos

A Câmara de Vereadores de Londrina realiza nesta sexta-feira (10/6), às 19h, no plenário, uma sessão comemorativa ao Dia de Portugal, de Camões e Dia das Comunidades Portuguesas, data instituída pela lei municipal n° 9.236/2003. Na oportunidade serão homenageados 60 portugueses residentes na cidade e que chegaram ao Brasil há mais de 50 anos. A iniciativa da cerimônia é vereador José Roque Neto, o “padre Roque” (PTB), e do presidente da Câmara, vereador Gerson Araújo (PSDB), com a colaboração do Consulado Honorário de Portugal em Londrina.

O Cônsul Honorário de Portugal, Antônio Lourenço Martins, explicou que a data foi cuidadosamente escolhida porque o dia 10 de junho é feriado nacional em Portugal, celebrado como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na cerimônia desta sexta-feira na Câmara, os 60 homenageados receberão uma placa comemorativa com os brasões da Câmara de Vereadores e do Consulado, e um Diploma oferecido pelo Consulado.   

Segundo o Cônsul, a cerimônia é importante para marcar a data nacional de Portugal e a integração existente entre brasileiros e portugueses, porque Londrina, inclusive, é co-irmã da cidade de Guimarães, na Província de Minho, em Portugal (Lei n° 3.813/1985). “Graças a essa irmandade muitos intercâmbios têm sido realizados entre empresas londrinenses e portuguesas, e mais acentuadamente ainda no campo do ensino. Guimarães tem oferecido muitos estágios em cursos de língua e literatura portuguesas e está aberta à participação de artistas londrinenses em exposições lá realizadas”, afirmou Martins.  

De acordo com o Cônsul, neste evento anual o Consulado faz questão de lembrar a importância da participação dos imigrantes portugueses no desenvolvimento de Londrina. Daí a razão da homenagem aos 60 imigrantes que chegaram ao Brasil há mais de 50 anos, e hoje participam ativamente da vida da cidade. Antônio Lourenço Martins lembrou ainda que há alguns anos autoridades londrinenses estiveram nesta festa anual na cidade de Guimarães, em Portugal, onde Londrina foi homenageada pelos portugueses.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CEI da Saúde inicia análise de documentos


Comissão instalada na última terça-feira, (7) tem 120 dias para apresentação do relatório final; análise de documentos e visita ao MP já  foram decididas

Integrantes da CEI e servidores da CML em reunião ( Foto: Devanir Parra)
A Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores de Londrina, criada para apurar irregularidades nos processos de contratação dos Institutos Gálatas e Atlântico, foi instalada na terça-feira (7), pela manhã, na sala da presidência do Legislativo. A Comissão presidida pela vereadora Lenir de Assis (PT), que tem a vereadora Sandra Graça (PP) como relatora e o vereador José Roque Neto, o “padre Roque” (PTB), como membro, terá prazo de 120 dias para apresentação do relatório final dos trabalhos.

Na reunião de instalação, os membros da CEI conheceram os documentos já recebidos pela Câmara, resultado dos pedidos de informações feitos pela Comissão de Seguridade Social e por outros vereadores desde o início deste ano. Os documentos se referem aos atos de contratação dos institutos alvo da investigação, bem como tratam do desenvolvimento dos serviços prestados pelas oscips nas diversas áreas de atuação para as quais foram contratadas.

Segundo a presidente da CEI, vereadora Lenir de Assis, a comissão se reunirá todas as segundas-feiras, sempre a partir das 15h, cirando assim um agenda de encontros que permita agilizar o trabalho. “Achamos importante termos essa agenda definida, bem como decidimos que necessitamos de uma análise completa dos documentos que já se encontram na Câmara, trabalho que será realizado pela Controladoria e pela Procuradoria Jurídica do Legislativo”, disse a vereadora.

A vereadora informou ainda que os integrantes da CEI da Saúde farão contato com os membros do Ministério Público para agendar uma reunião de trabalho que possa auxiliar na obtenção de mais informações. “O MP já ouviu diversas pessoas e coletou provas importantes acerca das irregularidades na contratação e na condução do trabalho das oscips. Pretendemos solicitar cópia deste material para que não seja necessário buscar informações já coletadas ou realizarmos oitivas desnecessárias”, disse a presidente.

Lenir de Assis ressalvou, no entanto, que isso não inviabiliza a oitiva de pessoas que já depuseram no MP, mas que é importante valorizar o trabalho realizado pelos promotores, caso seja disponibilizado o conteúdo dos depoimentos. A Comissão também solicitou o envio de ofício ao Executivo solicitando informações a respeito dos serviços prestados pelos institutos, para que a Comissão conheça o que efetivamente foi realizado e os valores pagos.

A CEI discutiu ainda o encerramento do contrato com os institutos e a dispensa dos funcionários contratados, visando buscar possíveis soluções para que os serviços não sejam paralisados e os funcionários tenham seus direitos trabalhistas resguardados. Participaram da reunião de instalação da CEI o Procurador Jurídico do Legislativo, Miguel Ângelo Garcia; o Controlador da Câmara, Wagner Vicente Alves e a assessora legislativa, Eleonora Gomes Colli.

Assessoria de Comunicação – Imprensa -CML 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Câmara realiza audiência pública para discutir LDO

Lei que orienta proposta orçamentária está em tramitação no Legislativo; audiência convocada pela Comissão de Finanças será realizada nesta quarta-feira (8), às 10h

A Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores de Londrina coordena na próxima quarta-feira (8), às 10hs, no plenário do Legislativo, uma audiência pública com objetivo de discutir o projeto de lei n° 154/2011, de autoria do Executivo, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012. A LDO fixa os objetivos e as metas anuais prioritárias da administração pública municipal e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Segundo o vereador Joel Garcia (PTN), presidente da Comissão de Finanças, a audiência atende exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), que assegura a ampla discussão e transparência na elaboração de orçamentos e prestações de contas da administração pública. “Queremos toda a sociedade organizada participando do processo, e por isso convocamos os órgãos públicos, os conselhos municipais, as associações de moradores, os prestadores de serviços, as entidades de classe, e abrimos convite à participação de toda a população”, afirmou o vereador.

O projeto que tramita na Câmara de Vereadores faz uma projeção orçamentária de receita total para 2012 de R$ 1.086.042.000,00, apresentando uma variação de 6,07% em relação a 2011 (R$ 1.023.890.000,00). A LDO orienta o orçamento e por meio dela as despesas de capital e orçamento podem ser alteradas, além de toda a política e legislação tributária municipal. “Todas as sugestões apresentadas nesta audiência serão analisadas e poderão ser incluídas por meio de emendas dos vereadores no projeto em tramitação”, explicou Garcia.

O projeto da LDO começou a tramitar na Câmara de Vereadores na primeira quinzena de abril e foi despachado para as comissões permanentes da Casa em 19/4/2011. Na sessão do dia 24/5 a Comissão de Finanças propôs a retirada de pauta da matéria para a realização de audiência pública agendada para a próxima quarta-feira (8), às 10hs, na sala de sessões da Câmara Municipal de Londrina.

Assessoria de Comunicação – Imprensa -CML 

sábado, 4 de junho de 2011

Lenir de Assis vai presidir CEI da Saúde


Comissão escolhida na sessão desta quinta-feira tem participação da vereadora Sandra Graça como relatora e José Roque Neto

Membros da CEI ( Foto: Devanir Parra)
A Comissão Especial de Inquérito (CEI), criada na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Londrina desta quinta-feira (dia 2), para apurar supostas irregularidades nos processos de contratação dos Institutos Gálatas e Atlântico, será presidida pela vereadora Lenir de Assis (PT). A “CEI da Saúde” terá a participação da vereadora Sandra Graça (PP) como relatora e do vereador José Roque Neto, o “padre Roque” (PTB), como membro.

A CEI foi criada com a aprovação em plenário do requerimento número 1835/2011, de autoria dos três vereadores que compõem a Comissão de Seguridade Social da Câmara (Lenir de Assis-PT, Padre Roque-PTB, e Marcelo Belinati-PP) e subscrito por mais 12 vereadores. Votaram a favor da abertura da CEI os 17 vereadores presentes ao plenário. Não votaram o vereador Márcio Almeida (PSDB) que está em viagem para Curitiba e o vereador Eloir Valença (PT), que estava ausente do plenário no momento da votação.

Logo após a aprovação e a definição do colégio de líderes da Câmara sobre a participação dos três vereadores na CEI, foi realizada a eleição entre os integrantes da CEI. Em seguida, a vereadora Lenir de Assis, já como presidente escolhida, solicitou ao presidente da Casa, vereador Gerson Araújo (PSDB), para que agilize para amanhã (dia 3), a publicação da portaria de nomeação da Comissão. Na foto de Devanir Parra, o vereador José Roque Neto e as vereadoras Lenir de Assis e Sandra Graça.

CEI responsabiliza Cito, Zanlorenci e Delmondes


Relatório final da CEI da Guarda foi entregue hoje (3) pelos vereadores Jairo Tamura (PSB) e Tito Valle (PMDB); a relatora Lenir de Assis (PT) foi voto vencido

Pr. Gerson recebe relatório de vereadores (foto: Devanir Parra)
O relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Guarda Municipal, entregue hoje (3), à tarde, ao presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Araújo, pelos vereadores Jairo Tamura (PSB) e Tito Vale (PMDB), concluiu que ocorreram irregularidades no contrato para treinamento da Guarda Municipal. Em entrevista à imprensa, o vereador Jairo Tamura, designado ao final como presidente-relator da CEI, informou que o relatório responsabiliza o ex-secretário de Gestão Pública e atual secretário de Governo, Marco Cito; o ex-secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci; e a empresa mato-grossense Delmondes e Dias pelas irregularidades, sendo que da empresa pedem ressarcimento de pagamentos feitos indevidamente. A vereadora Lenir de Assis (PT), que havia sido designada relatora, foi voto vencido no relatório final dos trabalhos.

Segundo o vereador Jairo Tamura, as principais irregularidades apontadas pela CEI com relação à empresa Delmondes e Dias estão relacionadas a não realização das aulas de tiro, no valor de R$ 31mil; e a não entrega de materiais didáticos, no valor de R$ 7 mil, os quais a CEI aponta que o município deva cobrar acrescidos da correção monetária devida. “Com relação a Cito e Zanlorenci os dois eram gerentes do contrato e ordenadores de despesa, e por isso estamos apontando que cometeram atos de improbidade administrativa. Eles tiveram falta de controle e ordenaram o pagamento de despesas indevidas”, afirmou Tamura.

O relatório final da CEI da Guarda Municipal tem 67 páginas e foi assinado por Tamura e Tito Vale que propõem encaminhamento das conclusões para o plenário da Câmara, para a Mesa Executiva do Legislativo, para a Prefeitura Municipal, para o Ministério Público, e para o Tribunal de Contas do Estado. 

Tamura explicou que o documento apresentado pela vereadora Lenir de Assis responsabilizava também o prefeito Barbosa Neto (PDT) pelas irregularidades e indicava a abertura de uma Comissão Processante, principal divergência entre os vereadores da Comissão. “Eu e o vereador Tito Vale, que somos advogados, entendemos que não devemos atribuir responsabilidade subjetiva ao prefeito, até porque ele não participou diretamente dos atos necessários ao treinamento da Guarda. Nós entendemos que se houve erro ou dolo, este foi dos secretários que ordenaram as despesas”, disse Tamura.

As conclusões do relatório da CEI serão agora publicadas no Jornal Oficial do Município e o documento completo encaminhado aos vereadores do Legislativo. Na próxima terça-feira (7), o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Araújo (PSDB) dará ciência ao plenário do recebimento do documento e o encaminhará para votação na sessão subseqüente.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Obras do viaduto do Jamile Dequech sai do papel

O presidente da  Câmara Gerson Araujo, participou nesta quinta-feira, dia 02, juntamente com o  diretor do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná, Amauri Medeiros Cavalcanti  e demais autoridades,  do lançamento da obra do viaduto do Conjunto Jamile Deuqech.

De acordo com Gerson Araujo,  trata-se de uma obra de grande importância para os  moradores da região sul de Londrina. "  Esta obra é muito aguardada pela comunidade que sofre com os riscos ao atravessar a rodovia e que já testemunharam  vários acidentes no local", declarou Araujo.

 A confirmação de que a obra sairia do papel em maio foi dada pelo governador Beto Richa (PSDB) durante a primeira audiência pública realizada em Londrina no mês de abril.O valor total da obra é de R$ 2,1 milhões.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CEI da CENTRONIC será instalada nesta quarta-feira


Composta pelos vereadores Roberto Kanashiro (PSDB), Professor Rony (PTB) e Ivo de Bassi (PTN), comissão se reúne hoje (dia 1º), às 15h, na sala de reuniões da Câmara

A Comissão Especial de Inquérito (CEI), criada para apurar supostas irregularidades relativas nos contratos firmados entre Prefeitura de Londrina e as empresas CENTRONIC Segurança e Vigilância Ltda e PROGUARDA Sistemas Eletrônicos Ltda., se reúne pela primeira vez nesta quarta-feira (1º), às 15h, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores. A Comissão foi criada na sessão ordinária da última quinta-feira (26/5), é composta pelos vereadores Roberto Kanashiro - PSDB (presidente),  Professor Rony - PTB (relator) e Ivo de Bassi- PTN (membro), e deverá investigar os contratos firmados desde o ano de 2005 até os dias atuais.

Conhecida como CEI da Centronic, a comissão foi criada com a aprovação do requerimento 1716/2011, de autoria do vereador Joel Garcia (PTN) e mais 14 vereadores, e a partir da sua instalação oficial na tarde de hoje, terá prazo de 90 dias para apresentação do relatório final.

CEI da Saúde


A Mesa Executiva da Câmara despachou, no final da sessão ordinária desta terça-feira (31), parecer da Assessoria Jurídica referendado pelo Procurador Jurídico do Legislativo, Miguel Ângelo Aranega Garcia, que apontou o preenchimento dos requisitos de admissibilidade para que o plenário delibere sobre a criação da CEI da Saúde. A CEI da Saúde foi proposta por meio do requerimento número 1835/2011, de autoria dos três vereadores que compõem a Comissão de Seguridade Social da Câmara (Lenir de Assis-PT, Padre Roque-PTB, e Marcelo Belinati-PP) e subscrita por mais 12 vereadores, para apurar ilegalidades e irregularidades nos processos de contratação das Oscips denominadas Institutos Gálatas e Atlântico.

Com o despacho do parecer da Procuradoria Jurídica, a discussão do requerimento foi incluída na pauta da sessão desta quinta-feira (dia 2/6). A aprovação do requerimento depende do voto favorável 10 vereadores e vereadoras.