quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Casal Laffranchi recebe Cidadania Honorária

Homenagem proposta pelos vereadores Marcelo Belinati (PP) e Jairo Tamura (PSB) foi entregue durante sessão solene do Legislativo

Durante sessão solene realizada na última sexta-feira (10) o médico, empresário, professor e fundador da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Marco Antonio Laffranchi  e sua esposa, Elisabeth Bueno Laffranchi, professora e chanceler daquela Instituição receberam, individualmente, o título de Cidadania Honorária de Londrina. Durante o evento as honrarias foram entregues aos homenageados pelos seus proponentes, respectivamente, os vereadores Marcelo Belinati (PP) e Jairo Tamura (PSB).

Marcelo Belinati saudou o novo Cidadão Honorário de Londrina, o empresário Marco Antonio Laffranchi, recordando a infância pobre do homenageado no interior de São Paulo, nas cidades de Jaboticabal e Serra Negra, onde juntamente com os irmãos vendia leite para ajudar no sustento da família. “Seus pais eram professores e isto ajudou muito na sua formação. Depois de concluir o curso de Medicina em São Paulo e se casar com a professora Elisabeth, Marco Antonio veio para Londrina para escrever aqui uma história de empreendedorismo e de sucesso”, disse o vereador.

O vereador destacou a participação de Marco Antonio na recuperação financeira do Colégio São Paulo, na fundação da Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (FEFI) e da Universidade Norte do Paraná (Unopar), que hoje tem mais de 160 mil alunos pelo Sistema de Ensino Presencial Conectado (à distância), e da sua fusão com o Grupo Kroton Educacional. “O trabalho de Laffranchi ao longo dos anos mostrou sua competência e persistência e mudou a vida de milhares de pessoas em Londrina e no Brasil, por meio da educação. Por isto esta justa homenagem ao homem que projetou Londrina no cenário nacional e internacional”, lembrou o vereador.

Ginástica vitoriosa - O vereador Jairo Tamura saudou a professora Elisabeth Laffranchi, lembrando também sua chegada a Londrina, sua atividade como professora nos colégios estaduais, até seu engajamento no Colégio São Paulo, FEFI e Unopar. E completou: “A grande realização da professora Elisabeth foi, sem dúvida, a sua participação decisiva na história da Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) no Brasil, tornando-a uma modalidade conhecida e vitoriosa”, ressaltou Tamura.

De acordo com ele, o título de Cidadã Honorária de Londrina à professora Elisabeth Laffranchi é uma justa homenagem a uma mulher que divulgou Londrina e o Brasil no cenário internacional. “A professora Elisabeth sempre foi uma profissional competente nas diversas áreas nas quais atuou e uma cidadã comprometida com as coisas de Londrina. É uma honra propor este título apoiado por todos os vereadores e vereadoras desta Casa”, disse o vereador.

Após um vídeo relatando a vida do casal e depoimentos de amigos de Marco Antonio e antigas alunas e ginastas que trabalharam com Elisabeth, o casal  fez um agradecimento conjunto aos vereadores Marcelo Belinati e Jairo Tamura, proponentes da homenagem. Lado a lado na tribuna instalada na sala de sessões do Legislativo, o casal contou a história da chegada a Londrina, as dificuldades enfrentadas e as vitórias alcançadas ao longo dos anos.

“Há mais de 40 anos nós escolhemos Londrina para trabalharmos e constituirmos nossa família. A GRD também me abriu horizontes e vitórias. Somos gratos a esta terra roxa e queremos partilhar com todos que trabalham conosco este título que é muito honroso”, afirmou a professora Elisabeth. Marco Antonio relatou sua participação no Colégio São Paulo que ocorreu atendendo convite do padre João Azevedo e como esta situação definiu a direção da sua atuação profissional até chegar até a Unopar. “Não vendemos e sim fizemos uma fusão com o grupo Kroton. Essa Universidade é de Londrina e vai ficar em Londrina”, declarou Laffranchi.

Participaram da mesa de honra da solenidade presidida pelo vereador Gerson Araújo (PSDB) o casal homenageado; a secretária municipal de Educação, Karin Sabec Viana; a reitora da Unopar, Wilma Jandre Mello; e o professor Sérgio Carlos de Carvalho, representando a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participaram ainda do evento a Banda de Músicos de Londrina regida por Edson Soares além de um grupo de antigas e atuais ginastas de GRD, que homenagearam a professora Elisabeth. ( Foto: Devanir Parra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário