terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Grupo Sansey vai representar o Brasil em festival Japonês

Integrantes do Grupo Sansey de Londrina estiveram na Câmara para divulgar a participação no Festival Yosakoy Soran ; equipe será a única fora do Japão a participar do evento
Integrantes do Grupo Sansey na sala da presidencia da CML
O Presidente da Câmara de Londrina, pastor Gerson Araujo e o vereador Roberto Kanashiro recepcionaram na tarde desta segunda-feira, (27), os integrantes do Grupo Sansey de Londrina que estarão participando do Festival Yosakoy Soran do Japão marcado para mês de junho deste ano.

A visita contou com a presença do representante do comitê de organização do festival Toshihiko Ayukawa e o membro da Associação Yasakoy Soran, Sérgio Nishitani, além dos vereadores Sandra Graça (PP), Rony Alves (PTB), Joel Garcia (PP) Roque Neto, (PR), Tito Vale (PMDB), Sebastião dos Metagurgicos (PDT), Ivo de Bassi (PTB), Jairo Tamura (PSB) e Renato Lemes(PP).

O evento, que é considerado o carnaval japonês é o maior festival daquela cultura . No total contará com a participação de 400 grupos, sendo 230 competitivos. Ao final apenas 10 equipes serão selecionadas. O Grupo Sansey de Londrina, com 40 integrantes, será é o único participante fora do japão.

Mity Shiroma fala da importância do festival japonês
Para o Presidente do Legislativo Gerson Araujo, o evento é importante por se tratar de uma oportunidade de um grupo de Londrina representar o Brasil do outro lado do mundo. “ Nos sentimos honrados em recepcionar estes jovens que vão mostrar um pouco da nossa cultura para o povo japonês. Estaremos torcendo para que eles tragam o troféu de vencedor”, disse Araujo.

A presidente do Grupo Sansey, Mity Shiroma informou que o festival prevê apresentações de danças contemporâneas, com cantos e tambores. “ Ensaiamos uma coreografia com as três modalidades. Nossa intenção é divulgar a cultura nipo-brasileira por meio de nossas danças, inclusive o samba. Segundo ela a visita ao Legislativo é importante porque a Câmara representa o povo de Londrina. “Queremos que a toda a comunidade abrace o nosso time e participe com gente
desta competição no Japão”, destacou Mity.

A estudante Akemi Nakahara foi responsável pela criação da coreografia e figurino do espetáculo que será apresentado. Conforme ela, o tema principal da apresentação é a gratidão aos familiares, descendentes e apoiadores do grupo que os incentivaram a participar do evento. “ A intenção é mostrar a cara do Brasil com musicas que retratam a alegria e simpatia do nosso povo”, declarou.

Vereadores recepcionam integrantes do Grupo Sansey
O vereador Roberto Kanashiro lembra que esta não é a primeira vez o Grupo Sansey se apresenta no Japão. “Em 2008, durante as comemorações do centenário da imigração japonesa a equipe participou do Festival Yosakoy Soran como convidado especial e este ano foram convidados para competir por causa da excelente performance do grupo”, elogiou o vereador.

Kanshiro lembrou ainda que o grupo esta arrecadando recursos para financiar a viajem ao Japão. “ Eles já conseguiram um boa quantia, mas ainda precisam de ajuda. Quem quiser colaborar deve acessar o site contato@grupo sansey.org.br e fazer sua doação”, explicou.

O Grupo Sansey de Londrina foi criado em 1988 por inciativa da Mity Escola de Katê, com o objetivo de promover shows artísticos, oportunidade em que os seus membros complementariam o seu aprendizado e o seu aperfeiçoamento na arte do canto. Atualmente o grupo é uma referência artística da cultura nipo-brasileira e responsável pelo Londrina Matsuri uma festa tradicional no município.

A Câmara de Londrina por sua vez, homenageou o Grupo Sansey de |Londrina com a entrega do Diploma de Reconhecimento Público em dezembro do ano passado. Na oportunidade a honraria também foi estendida à professora Mity Shiroma pelo seu trabalho realizado para o desenvolvimento da cultura nipo-brasileira. (Foto: Devanir Parra/Divulgação CML)

Nenhum comentário:

Postar um comentário