quinta-feira, 26 de abril de 2012

Câmara faz homenagem póstuma a Ademar de Barros

Cidadania Honorária será entregue à família do ex-locutor da Rádio Paiquerê e ex-deputado paulista que viveu a infância e juventude em Londrina

Durante sessão solene marcada para amanhã (sexta-feira, 27/4), às 20h, a Câmara de Vereadores de Londrina fará a entrega do Título de Cidadão Honorário post -mortem à família do ex-deputado paulista que viveu a infância e a juventude em Londrina, Ademar de Barros. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Gerson Araújo (PSDB) e o projeto subscrito por mais 10 vereadores e vereadores foi sancionado pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) por meio da Lei nº. 11.295/2011.

Ademar de Barros nasceu em Olímpia (SP) e chegou a Londrina em setembro de 1938, com apenas 26 dias de vida. Estudou nos colégios Hugo Simas e Marcelino Champagnat, tendo sido inclusive locutor esportivo da Rádio Paiquerê. Também em Londrina apresentou-se ao Tiro de Guerra para o Serviço Militar e trabalhou no escritório de contabilidade e loteadora do seu irmão, Dimas de Barros (vereador em Londrina na década de 50), e jogou futebol em diversos campeonatos da cidade.

Sua admiração pela política começou nos grêmios estudantis, quando foi líder estudantil e orador das turmas das quais participou. Ainda jovem chamou a atenção dos políticos com um discurso inflamado na praça Rocha Pombo, em 1952, quando da visita a Londrina do então presidente da República Getúlio Vargas e do governador de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros a cidade. O discurso agradou tanto que o governador de São Paulo ofereceu-lhe uma bolsa de estudos, que iria mais tarde utilizar para cursar a universidade.

No final dos anos 50 mudou-se para a capital paulista, ingressou na Universidade Católica de São Paulo onde concluiu o curso de Direito em 1964.  Ainda no período universitário fez o curso de especialização em Sociologia e Política pela Universidade de Harvard (EUA), e depois especializou-se em Direito Penal e Direito Processual Penal entre 1965 e 1967. Neste período sempre vinha a Londrina com sua mulher e filhos para visitar os familiares e amigos.

Foi eleito deputado estadual em São Paulo pela Arena em 1970, para o período de 1971-1974, sendo reeleito por mais três mandatos (1975-1978/ 1979-1982/ 1983-1986). Tentou mais uma eleição em 1986, pelo PFL, mas ficou apenas na suplência e retirou-se da política para se dedicar ao escritório de advocacia. Na sua atividade parlamentar foi autor da CEI da Criança Excepcional; da CEI dos Problemas das Embalagens de Álcool e do Programa Pró-Menor (depois Febem e atual Fundação Casa).

Ademar de Barros faleceu em São Paulo em 31 de março de 2011, aos 72 anos, quando ainda ocupava a presidência da Associação dos Parlamentares de São Paulo, que ajudou a fundar, e a presidência do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube, onde já havia ocupado várias funções de diretoria. No seu sepultamento, um dos seus sobrinhos de Londrina, José Roberto Luppi, foi quem discursou em nome da família que deverá estar presente na solenidade desta sexta-feira no Legislativo de Londrina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário