terça-feira, 29 de maio de 2012

Marco Cito prestou depoimento à CEI da Educação

Marco Cito chega na CML escoltado pela PM
O ex-secretário de Gestão Pública e de Governo, Marco Cito, prestou depoimento por cerca de 1h30m na tarde desta segunda-feira (28/5), na CEI da Educação, que investiga supostas irregularidades na compra, pela Prefeitura de Londrina, dos kits de uniformes e de livros didáticos considerados racistas. 

O  depoimento de Marco Cito na condição de testemunha foi autorizado pelo juízo da 3ª Vara Criminal de Londrina e o ex-secretário, que está detido na Penitenciária Estadual (PEL), chegou ao prédio do Legislativo num carro do Departamento Penitenciário (DEPEN) da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJU).  Durante todo o tempo em que permaneceu no prédio da Câmara de Vereadores,  Cito foi escoltado por policiais militares e agentes penitenciários e seu depoimento acompanhado pelo advogado Demétrius Coelho Souza.

Ao final da oitiva o advogado Demétrius Souza falou com a imprensa uma vez que seu cliente, Marco Cito, não recebeu autorização do Judiciário para conceder entrevista coletiva.  “Foi um depoimento tranqüilo e Marco Cito respondeu a tudo que lhe foi perguntado. Creio que ele colaborou bastante com os trabalhos da Comissão.  Ele me pediu que transmitisse que tão logo seja libertado, convocará a imprensa para falar sobre todos os fatos que estão acontecendo”, disse o advogado.  

O presidente da CEI da Educação, vereador Professor Rony Alves (PTB) afirmou que o ex-secretário Marco Cito responsabilizou a ex-secretária de Educação, Karin Sabec, por 90% das ações relacionadas à compra dos uniformes e dos livros. “Ele afirmou que sua pasta era uma secretaria meio e que coube a Educação todos os atos e pareceres apenas atendidos pela Gestão Pública, com aval da Controladoria e da Procuradoria Geral do Município”, explicou Rony Alves.

Ainda de acordo com o presidente da Comissão, outra revelação feita por Marco Cito é que o prefeito Barbosa Neto (PDT) assinou juntamente com os secretários os dois processos de inelegibilidade de licitação, tanto da compra dos livros como dos uniformes. “Foi a primeira vez que o prefeito Barbosa Neto foi citado durante um depoimento na CEI. É muito cedo ainda para qualquer conclusão, mas podemos dizer que o nosso trabalho está perto do fim”, disse o presidente.

Rony Alves também afirmou que a CEI está intrigada com o nome de um empresário chamado José Lemes, suposto dono de uma empresa que perdeu licitação dos uniformes, mas que seria o representante das outras duas empresas que forneceram os mesmos produtos para a prefeitura. “O Marco Cito confirmou esta versão, mas disse que quem tem mais informações sobre este fato é a secretaria de Educação. Por isto o depoimento desta próxima quarta-feira (30/5), da ex-secretária Karin Sabec é muito importante para a CEI”, garantiu o presidente.

Além do professor Rony Alves (PTB) integram a CEI da Educação o vereador Joel Garcia (PP), na função de relator e o vereador Padre Roque, (PR), membro. A próxima reunião da Comissão será  realizada na quarta-feira (30/5), às 14hs, para a oitiva da ex-secretária de Educação, Karin Sabec.


Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa
Fotografia: Devanir Parra


Nenhum comentário:

Postar um comentário