sexta-feira, 25 de maio de 2012

Teatro, novas UBS’s e cemitério constam na LDO 2013

Unidade de Saúde do Jardim Leonor
Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano foi discutida durante audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores

A continuidade das obras do Teatro Municipal de Londrina no Marco Zero; a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) como também de escolas municipais além da construção de um novo cemitério municipal estão entre as metas do projeto de lei que trata da das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013, de autoria do Executivo. A proposta da LDO foi apresentada ao Legislativo por meio do projeto de lei 162/2012 e aborda as metas da administração pública direta e indireta para ao próximo ano. O projeto foi discutido na última segunda-feira à noite (21/5), durante audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento foi coordenado pelo vereador Joel Garcia (PP), presidente da Comissão de Finanças do Legislativo e contou ainda com a presença do Controlador da Câmara de Vereadores, Wagner Vicente Alves; do secretário de Planejamento e Saúde, Edson Antônio de Souza, e da Diretora de Orçamento do Município, em exercício, Maria de Lourdes Jordão Pedroso da Silva. O vereador Joel Garcia agradeceu a presença dos vereadores que prestigiaram a audiência, mas lamentou a pequena participação de munícipes na discussão da matéria.

O projeto da LDO, apresentado pelo secretário Edson Antônio de Souza, garante a continuidade dos percentuais previstos em lei que deverão ser aplicados nas metas das diversas secretarias municipais. Para 2013 estão garantidos recursos para investimento da ordem de 25% em Educação; 15% em Saúde; 6% em Assistência Social e 1% no Esporte, sempre em relação ao orçamento geral da Prefeitura de Londrina. O secretário ainda informou a existência de um depósito judicia de R$ 9 milhões para pagamento de sentenças e garantia de desconto de 10% para os pagamentos à vista de IPTU e ISS Fixo para o próximo ano.

Reposição salarial - No debate aberto após a apresentação, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Marcelo Urbaneja, apresentou a situação de diversos grupos de servidores que não foram contemplados com reposição salarial nas leis aprovadas nos dois últimos anos, e que aguardam solução para 2013. Urbaneja informou que já está em contato com a Comissão de Finanças da Câmara para apresentação de uma emenda que garanta recursos financeiros na LDO 2013, a fim de corrigir distorções verificadas no funcionalismo.

Os vereadores também apresentaram várias sugestões na área da Saúde, Educação e Assistência Social, e questionaram a saúde financeira do município, que será administrado pelo próximo prefeito. A LDO 2013 já foi aprovada em 1ª discussão e a partir de agora se inicia o prazo de 10 dias para que os vereadores apresentem emendas à proposta original do Executivo.

Segundo o vereador Joel Garcia, as emendas deverão garantir a concessão do passe livre para os estudantes; o avanço do ensino em tempo integral além da compra dos kits escolares pela prefeitura. “É importante que as entidades e associações que ainda tiverem sugestões, procurem rapidamente a Câmara de Vereadores para garantir que sua proposta seja apresentada como emenda ao projeto”, explicou o vereador. O cidadão que quiser apresentar sugestão de inclusão de metas na LDO 2013 também poderá enviar sua sugestão por meio do e-mail cml@cml.pr.gov.br.(Foto:Devanir Parra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário