terça-feira, 29 de maio de 2012

Marco Cito prestou depoimento à CEI da Educação

Marco Cito chega na CML escoltado pela PM
O ex-secretário de Gestão Pública e de Governo, Marco Cito, prestou depoimento por cerca de 1h30m na tarde desta segunda-feira (28/5), na CEI da Educação, que investiga supostas irregularidades na compra, pela Prefeitura de Londrina, dos kits de uniformes e de livros didáticos considerados racistas. 

O  depoimento de Marco Cito na condição de testemunha foi autorizado pelo juízo da 3ª Vara Criminal de Londrina e o ex-secretário, que está detido na Penitenciária Estadual (PEL), chegou ao prédio do Legislativo num carro do Departamento Penitenciário (DEPEN) da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJU).  Durante todo o tempo em que permaneceu no prédio da Câmara de Vereadores,  Cito foi escoltado por policiais militares e agentes penitenciários e seu depoimento acompanhado pelo advogado Demétrius Coelho Souza.

Ao final da oitiva o advogado Demétrius Souza falou com a imprensa uma vez que seu cliente, Marco Cito, não recebeu autorização do Judiciário para conceder entrevista coletiva.  “Foi um depoimento tranqüilo e Marco Cito respondeu a tudo que lhe foi perguntado. Creio que ele colaborou bastante com os trabalhos da Comissão.  Ele me pediu que transmitisse que tão logo seja libertado, convocará a imprensa para falar sobre todos os fatos que estão acontecendo”, disse o advogado.  

O presidente da CEI da Educação, vereador Professor Rony Alves (PTB) afirmou que o ex-secretário Marco Cito responsabilizou a ex-secretária de Educação, Karin Sabec, por 90% das ações relacionadas à compra dos uniformes e dos livros. “Ele afirmou que sua pasta era uma secretaria meio e que coube a Educação todos os atos e pareceres apenas atendidos pela Gestão Pública, com aval da Controladoria e da Procuradoria Geral do Município”, explicou Rony Alves.

Ainda de acordo com o presidente da Comissão, outra revelação feita por Marco Cito é que o prefeito Barbosa Neto (PDT) assinou juntamente com os secretários os dois processos de inelegibilidade de licitação, tanto da compra dos livros como dos uniformes. “Foi a primeira vez que o prefeito Barbosa Neto foi citado durante um depoimento na CEI. É muito cedo ainda para qualquer conclusão, mas podemos dizer que o nosso trabalho está perto do fim”, disse o presidente.

Rony Alves também afirmou que a CEI está intrigada com o nome de um empresário chamado José Lemes, suposto dono de uma empresa que perdeu licitação dos uniformes, mas que seria o representante das outras duas empresas que forneceram os mesmos produtos para a prefeitura. “O Marco Cito confirmou esta versão, mas disse que quem tem mais informações sobre este fato é a secretaria de Educação. Por isto o depoimento desta próxima quarta-feira (30/5), da ex-secretária Karin Sabec é muito importante para a CEI”, garantiu o presidente.

Além do professor Rony Alves (PTB) integram a CEI da Educação o vereador Joel Garcia (PP), na função de relator e o vereador Padre Roque, (PR), membro. A próxima reunião da Comissão será  realizada na quarta-feira (30/5), às 14hs, para a oitiva da ex-secretária de Educação, Karin Sabec.


Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa
Fotografia: Devanir Parra


CP recebe apoio de movimento contra corrupção

Pr. Gerson Araujo e os membrosda CP: Roberto Kanashiro e Antenor Ribeiro
Integrantes do Movimento Popular contra a Corrupção Por Amor a Londrina se reuniram hoje pela manhã (28/5) na Câmara de Vereadores para manifestar apoio às investigações que estão sendo realizadas pela Comissão Processante (CP) do Legislativo. Criada para apurar suposta prática de ato de improbidade administrativa pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) no contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa de segurança Centronic, a CP tem prazo até o início de agosto para apurar a denúncia de que dois vigilantes da empresa Centronic, pagos pela Prefeitura de Londrina, teriam prestado serviço na rádio Brasil Sul, de propriedade da família do prefeito da cidade.

"Nosso movimento nasceu da necessidade de darmos apoio às investigações que estão sendo realizadas pela Câmara de Vereadores e Ministério Público que devem ter como objetivo apurar e punir todos os atos de corrupção em nossa cidade”, disse o advogado Jorge Custódio, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Londrina e do Centro de Direitos Humanos. Os representantes do Movimento foram recebidos pelo presidente do Legislativo Gerson Araújo (PSDB) e pelos vereadores da Comissão Processante Roberto Kanashiro (PSDB) e Antenor Ribeiro (PP). A vereadora Sandra Graça (PP), relatora da CP, não esteve presente no encontro porque participa, até quarta-feira, de um treinamento da Caixa Econômica Federal, instituição da qual é funcionária. 

Oficialmente criado semana passada, durante encontro que reuniu cerca de 50 lideranças da cidade e contabiliza mais de dois mil acessos na internet, o Movimento Popular contra a Corrupção Por Amor a Londrina é aberto à participação de toda a comunidade e pretende restabelecer a marca predominante dos mais e 500 mil habitantes da cidade de Londrina, a honestidade. “Participo do Movimento como cidadã indignada que busca a verdade. Não queremos destituir nenhuma autoridade mas se isto ocorrer será porque a verdade venceu. Por isso tenho a certeza de que a CP vai se pautar pela verdade”, disse a empresária Sônia Medeiros que, acompanhada de outras entidades, fez a entrega de um manifesto aos vereadores.

No documento recebido pelo presidente da CP, Roberto Kanashiro, as entidades além de apoiarem as investigações que estão sendo realizadas na cidade, defendem mais agilidade do Judiciário. “Por amor a Londrina e fruto da indignação dos londrinenses honestos e trabalhadores, isto é, a maioria absoluta da população desta cidade, é lançado este movimento em nome da restauração da moralidade na Prefeitura e na Câmara de Vereadores”, retrata parte do documento.

De seu lado Kanashiro considerou muito importante a manifestação das entidades, lembrando que a Câmara de Vereadores e em especial, os vereadores que atuam na Comissão Processante, trabalham com seriedade e também buscam a verdade. “É muito importante esta manifestação das entidades e da sociedade civil que estão despertando para a gravidade do problema que estamos enfrentando em Londrina”, disse o vereador informando ainda que a Comissão Processante recebeu na última sexta-feira a defesa do prefeito Barbosa Neto que também designou o advogado Rodrigo Sánchez Rios para representá-lo no processo instaurado pela Câmara Municipal de Londrina.

Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa
Foto: Devanir Parra

Ary Sudan recebeu Cidadania Londrinense

O empresário Ari sudan com Pr. Gerson Araujo
Feliz, honrado e muito emocionado. Foi assim que o empresário Ary Sudan iniciou seu discurso durante concorrida solenidade na qual recebeu da Câmara de Vereadores o titulo de Cidadão Honorário de Londrina. O evento realizado no dia 18 de maio no Buffet Laguna reuniu familiares e centenas de amigos que prestigiaram o empresário que ocupou a mesa de honra ao lado de vereadores, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Nivaldo Benvenho e do representante da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Osmar Ceolin Alves.

“Ary Sudan é um empreendedor arrojado. Entre as suas muitas qualidades destaco o tratamento respeitoso que dispensa diariamente aos seus funcionários além do apoio e incentivo para inúmeras entidades filantrópicas de nossa cidade”, discursou Marcelo Belinati de quem partiu a iniciativa para a entrega da honraria ao empresário que chegou em Londrina com 17 anos e conseguiu seu primeiro trabalho no Edifício Santa Mônica.

“Na época era considerado o melhor edifício do interior do Paraná”, contou Ary Sudan. “Ali eu trabalhava meio expediente na área de administração contábil e no segundo horário era bancário. Convivi com muitos pioneiros que me ensinaram a amar esta cidade e mostraram a importância da solidariedade e do compromisso com o bem-estar de todos”, disse o empresário lembrando ainda: “A cidade não avança com revanchismo e prevalência da vaidade ao invés de cooperação, da somatória de esforços e da busca constante pelo bem coletivo”.

Biografia - Ary Sudan nasceu em Pouso Alegre (MG) e chegou em Londrina em setembro de 1966. É graduado em Economia e Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na área empresarial é diretor das empresas Rondopar e Tamarana Metais, além de participar do Consórcio para a Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (COPATI).

Com intensa atividade no meio empresarial, atualmente Ary Sudan é diretor industrial da ACIL; coordenador regional FIEP, vice-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal) e ocupa ainda a presidência da Associação das Empresas do Parque das Indústrias Leves. Colabora e participa de entidades filantrópicas da cidade sendo hoje vice-presidente do Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos (ILITC).  É ainda presidente do Instituto Bom Aluno de Londrina e diretor do Fórum Desenvolve Londrina, participando ativamente do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial.  Em 2007 foi homenageado com a “Medalha do Mérito Industrial do Paraná”, pela FIEP.

Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa 
Foto: Devanir Parra

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Teatro, novas UBS’s e cemitério constam na LDO 2013

Unidade de Saúde do Jardim Leonor
Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano foi discutida durante audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores

A continuidade das obras do Teatro Municipal de Londrina no Marco Zero; a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) como também de escolas municipais além da construção de um novo cemitério municipal estão entre as metas do projeto de lei que trata da das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013, de autoria do Executivo. A proposta da LDO foi apresentada ao Legislativo por meio do projeto de lei 162/2012 e aborda as metas da administração pública direta e indireta para ao próximo ano. O projeto foi discutido na última segunda-feira à noite (21/5), durante audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento foi coordenado pelo vereador Joel Garcia (PP), presidente da Comissão de Finanças do Legislativo e contou ainda com a presença do Controlador da Câmara de Vereadores, Wagner Vicente Alves; do secretário de Planejamento e Saúde, Edson Antônio de Souza, e da Diretora de Orçamento do Município, em exercício, Maria de Lourdes Jordão Pedroso da Silva. O vereador Joel Garcia agradeceu a presença dos vereadores que prestigiaram a audiência, mas lamentou a pequena participação de munícipes na discussão da matéria.

O projeto da LDO, apresentado pelo secretário Edson Antônio de Souza, garante a continuidade dos percentuais previstos em lei que deverão ser aplicados nas metas das diversas secretarias municipais. Para 2013 estão garantidos recursos para investimento da ordem de 25% em Educação; 15% em Saúde; 6% em Assistência Social e 1% no Esporte, sempre em relação ao orçamento geral da Prefeitura de Londrina. O secretário ainda informou a existência de um depósito judicia de R$ 9 milhões para pagamento de sentenças e garantia de desconto de 10% para os pagamentos à vista de IPTU e ISS Fixo para o próximo ano.

Reposição salarial - No debate aberto após a apresentação, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Marcelo Urbaneja, apresentou a situação de diversos grupos de servidores que não foram contemplados com reposição salarial nas leis aprovadas nos dois últimos anos, e que aguardam solução para 2013. Urbaneja informou que já está em contato com a Comissão de Finanças da Câmara para apresentação de uma emenda que garanta recursos financeiros na LDO 2013, a fim de corrigir distorções verificadas no funcionalismo.

Os vereadores também apresentaram várias sugestões na área da Saúde, Educação e Assistência Social, e questionaram a saúde financeira do município, que será administrado pelo próximo prefeito. A LDO 2013 já foi aprovada em 1ª discussão e a partir de agora se inicia o prazo de 10 dias para que os vereadores apresentem emendas à proposta original do Executivo.

Segundo o vereador Joel Garcia, as emendas deverão garantir a concessão do passe livre para os estudantes; o avanço do ensino em tempo integral além da compra dos kits escolares pela prefeitura. “É importante que as entidades e associações que ainda tiverem sugestões, procurem rapidamente a Câmara de Vereadores para garantir que sua proposta seja apresentada como emenda ao projeto”, explicou o vereador. O cidadão que quiser apresentar sugestão de inclusão de metas na LDO 2013 também poderá enviar sua sugestão por meio do e-mail cml@cml.pr.gov.br.(Foto:Devanir Parra)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Câmara homenageia GRPCOM por campanhas pela paz


Vereadores Sebastião e Pr. Gerson pousam com gerente GRPCOM Silvana Postiglioni
A Câmara de Vereadores de Londrina entregou na última quinta-feira (17) o Diploma de Reconhecimento Público ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) em razão das campanhas publicitárias desenvolvidas em favor da paz. A iniciativa da homenagem foi do vereador Amauri Cardoso (PSDB) apoiado por outros 12 vereadores, pelas campanhas “Paz Sem Voz é Medo” e “Paz Tem Voz”, veiculadas pelas emissoras da Rede Paranaense de Televisão, com o objetivo de mobilizar a sociedade paranaense no combate à violência.

A sessão foi presidida pelo vereador Gerson Araújo (PSDB) e o Diploma de Reconhecimento Público entregue pelo vereador Amauri Cardoso à gerente geral do grupo em Londrina, Silvana Postiglioni. A primeira campanha “Paz Sem Voz é Medo” foi veiculada em julho de 2011 e a campanha “Paz Tem Voz” em janeiro deste ano.

Saudando o Grupo em nome da Câmara, o vereador Amauri Cardoso destacou a importância da iniciativa no desenvolvimento das duas campanhas, que buscaram despertar na sociedade paranaense a cultura pela paz. Lembrando Ghandi como um dos grandes ícones mundiais na luta contra a violência, o vereador destacou a frase do líder indiano :“Não existe caminho para a Paz. A Paz é o caminho”.

A gerente geral do GRPCOM em Londrina, Silvana Postiglioni, agradeceu aos vereadores e vereadoras pela homenagem, ressaltando que o Grupo sempre busca a união com a sociedade no desenvolvimento das suas atividades. “Nosso objetivo sempre foi a busca de um jornalismo com informação contributiva. Se queremos uma sociedade mais saudável, temos que trabalhar o respeito e a tolerância como essenciais para a cultura da paz”, afirmou Silvana.

O GRPCOM é o maior grupo de comunicação do Paraná e um dos maiores do Brasil. É formado por dois jornais diários (Gazeta do Povo e Jornal de Londrina), um jornal digital (Gazeta Maringá), oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo e duas rádios (98 FM e Mundo Livre FM), todos também na plataforma eletrônica. O Instituto GRPCOM realiza a gestão de todas as ações, projetos e programas sociais das empresas do grupo GRPCOM. (Foto:Devanir Parra)

Pr. Gerson batiza na 10ª IPI


Pr. Gerson e a Pra. Elizabeth Maria
O vereador Gerson Araujo se considera um pastor com aptidão política. Além de suas obrigações como presidente do Legislativo de Londrina, ele sempre recebe solicitações para pregar o evangelho em várias igrejas da cidade. Mesmo tendo a 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina como sua igreja mãe, Pr. Gerson não recusa os convites das demais denominações.

Batizando a pequena Isabelle Shopia
Foi dentro deste principio que foi realizado um maravilhoso culto na 10ª Igreja Presbiteriana de Londrina, comandanda pela Pastora Elizabeteh Maria Alves. Na oportunidade foi batizada a pequena Isabella Sofhia Calefi do Santos, filha de Silvia Calefi, assessora parlamentar de longa data do vereador Gerson Araujo. Para ela, foi uma honra ter sua filha de 1ano e dois meses batizada por Araujo. “ Conheço o Pastor há muitos anos e ele sempre foi meu amigo e acompanha nossa vida de perto com muito amor e atenção”, disse.

Isabelle com a mãe Daiane Calefi
Gerson Araujo, mesmo aposentado da função de pastor, onde atuou por mais 35 anos em Londrina garante que também se sente honrado com as oportunidades conferidas a ele nas igrejas locais.
“ Pregar para mim é mais do que um ministério porque me traz alegria e satisfação. Fico muito feliz quando sou convidado para participar de cultos e batismos nas igrejas de todas as regiões da cidade”, declarou Gerson Araujo.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Vereadores querem mais segurança em casas noturnas


Projeto do vereador Gerson Araujo que propõe a identificação de frequentadores de casas noturnas foi aprovado por unanimidade na sessão da última terça-feira (15/5)

Os vereadores aprovaram em segunda discussão o projeto de autoria do presidente da Câmara Gerson Araujo que prevê a obrigatoriedade de identificação dos frequentadores de casas noturnas com capacidade para receber mais de 200 pessoas. De acordo com a proposta, os proprietários destes estabelecimentos terão 180 dias para adquirir os equipamentos necessários para fazer o registro fotográfico dos clientes, bem como os sensores de metais.

Atualmente é comum se deparar com notícias de crimes ocorridos nestes locais e muitas vezes os responsáveis não são encontrados e conseqüentemente ficam impunes. Por isso criamos este projeto com o objetivo de levar mais segurança para as casas noturnas da cidade”, declarou o vereador Gerson Araujo.

O projeto que teve o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Londrina ( Abrasel) contou com um substitutivo do vereador Amauri Cardoso que propôs a incorporação de portais para a detecção de metais, todavia , um parecer técnico da Abrasel orientou pelo sensor móvel. Para o diretor executivo da Associação, Arnaldo Falanca, o projeto foi aprovado conforme as determinações da instituição. “ Os nossos associados estão satisfeitos porque foram consultados e tiveram o parecer respeitado pelos vereadores. Acreditamos que esta lei vai oferecer mais tranquilidade tanto para os empresários como para os frequentadores de casas noturnas e de shows de Londrina”.

O projeto prevê ainda que as gravações deverão ser preservadas pelo período de 30 dias para instruir eventual inquérito policial ou ação judicial e não poderão ser utilizadas indevidamente pelos comerciantes. Os proprietários deverão informar o conteúdo da lei em local visível ao público. “ Em caso de descumprimento os comerciantes serão advertidos na primeira infração e se forem notificados pela segunda vez poderão pagar uma multa de R$400,00, e numa terceira infração o alvará de licença  será cassado”, informou Gerson Araujo.

Com relação ao que será feito com os recursos arrecadados com as possíveis multas, Araujo garante que deverão ser destinados ao Fundo de Assistência Social. “ Estamos comemorando a aprovação desta matéria porque a missão da Câmara é de colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população por meio de ações como estas que promovem a segurança do cidadão”, disse Araujo.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Comunidades se unem em oração por Londrina



Pr. Gerson Araujo e Pr. Henrique Garcia da Comunidade ECO
“ A função de presidente da Câmara de uma das maiores cidades do sul do pais, é uma responsabilidade enorme e um grande desafio. Por isso sou grato de coração a toda comunidade que tem feito orações por minha vida”. A declaração é do presidente do Legislativo Gerson Araujo em gratidão aos membros da Comunidade Eco que o receberam carinhosamente no culto do último domingo na sede da igreja, localizada no Jardim Tókio, região leste da cidade.

Sob a ministração do Pastor Henrique Garcia Camargo a igreja tem trabalho em vários segmentos da sociedade londrinense sempre visando atender as necessidades da comunidade onde estão inseridos. Antes do encerramento do culto o Pr. Gerson Araujo foi convidado para fazer a benção final.

Pr.  Gerson profere a benção final
No dia 29 de abril, Araujo participou de uma celebração no templo da Igreja Missionária do Jardim Aeroporto, onde foi recepcionado pelo Pastor Israel Liberato. Ao final do culto os membros se uniram em oração pela cidade e também pela vida e trabalho do Pastor Gerson Araujo frente ao Legislativo de Londrina.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Câmara define nova composição da Comissão Processante

Roberto Kanashiro (PSDB); Sandra Graça (PP) e Antenor Ribeiro (PSC)
CP da Centronic será presidida pelo vereador Roberto Kanashiro (PSDB); Sandra Graça (PP) e Antenor Ribeiro (PSC) também participam da Comissão

A Comissão Processante (CP) da Câmara de Vereadores de Londrina, criada para apurar suposta prática de ato de improbidade administrativa cometido pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) no contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa de segurança Centronic, será presidida pelo vereador Roberto Kanashiro (PSDB); terá como relatora a vereadora Sandra Graça (PP) e ainda contará com a participação do vereador Antenor Ribeiro (PSC), membro da CP. A nova composição da Comissão ocorreu depois da desistência dos vereadores Rodrigo Gouvêa (PTC), Padre Roque (PR), Marcelo Belinati (PP) e Sebastião dos Metalúrgicos (PDT), que também foram sorteados para integrarem a comissão.

Os vereadores Rodrigo Gouvêa e Padre Roque foram escolhidos juntamente com o vereador Roberto Kanashiro na semana passada (quinta-feira, 26) para integrarem a CP, mas apresentaram renúncia à Comissão  no início da sessão desta quarta-feira (2/5). Com a permanência apenas do vereador Roberto Kanashiro na CP, o presidente do Legislativo, vereador Gerson Araújo (PSDB) anunciou a necessidade de recomposição imediata da Comissão por meio da realização de um novo sorteio para a definição dos substitutos. Foram sorteados inicialmente os vereadores Marcelo Belinati (PP), Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) e Sandra Graça (PP), sendo que os dois primeiros não permaneceram na CP.

Marcelo Belinati alegou impedimento futuro em razão da sua possível condição de  pré-candidato à Prefeitura de Londrina, argumento referendado pelo procurador jurídico do Legislativo, o advogado Miguel Ângelo Garcia. Na seqüência, o vereador Sebastião dos Metalúrgicos também renunciou à CP, oportunidade na qual foi realizado novo sorteio e apresentado o nome do vereador Antenor Ribeiro (PSC) como o terceiro integrante da Comissão. Após uma rápida reunião, o vereador Roberto Kanashiro anunciou que permanece como presidente da CP e informou que a vereadora Sandra Graça (PP) será a relatora da Comissão. Já o vereador Antenor Ribeiro integrará a CP na condição de membro. A Comissão deverá realizar a sua primeira reunião ainda esta semana.  

CP da Centronic - Com 18 votos favoráveis os vereadores aprovaram na última quinta-feira (26/4) a abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito Barbosa Neto (PDT), por suposta prática de infração político-administrativa. A denúncia foi apresentada ao Legislativo Londrinense pelo presidente do diretório municipal do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Benjamin Zanlorenci, que argumentou negligência na administração e fiscalização do contrato da Prefeitura com a empresa Centronic. A denúncia apontou ainda que Barbosa Neto incorreu em suposta conduta incompatível com o cargo de prefeito em razão de indícios de utilização, na rádio de propriedade da sua família, de dois vigias da Centronic cujos salários teriam sido pagos pelo município. 

Redação: Salvador Francisco, MTB 1184 - PR
Fotografia: Devanir Parra, MTB 2155 - PR

Ademar de Barros recebe homenagem póstuma


Pr. Gerson entrega placa de homenagem aos filhos e esposa de Ademar de Barros
A Câmara de Vereadores de Londrina entregou na noite da última sexta-feira( 27/4) o Título de Cidadão Honorário post -mortem à família do ex-deputado paulista que viveu a infância e a juventude em Londrina, Ademar de Barros. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Gerson Araújo (PSDB) e o projeto, subscrito por mais 10 vereadores, foi sancionado pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) transformando-se  Lei nº. 11.295/2011.

Durante o seu discurso, o presidente da Câmara, Gerson Araújo  emocionou os filhos e a esposa do homenageado quando lembrou da trajetória de Ademar de Barros em Londrina. “Mesmo tendo chegado muito pequeno em nossa cidade, ele teve uma importante atuação política. No decorrer de sua vida, divulgou o nome de Londrina e sempre foi uma referência para nós”, declarou  Araújo.

Eduardo de Barros discursa em homenagem ao pai
Para o filho do homenageado, Eduardo de Barros  seu pai sempre foi considerado motivo de orgulho em razão da sua perseverança e determinação para enfrentar as adversidades. “Quando criança ele costumava nos contar que morava em uma casa que não tinha telhado. Cresceu nesta cidade, numa época que Londrina estava começando e teve de lutar muito para alcançar seus objetivos, sem nunca desistir dos seus sonhos”, disse.

A esposa de Ademar de Barros, Cacilda Leonor Barros agradeceu a iniciativa da Câmara  de Vereadores na realização da homenagem e declarou que se sente honrada pela iniciativa porque representa o reconhecimento da população de Londrina ao trabalho realizado pelo ex-deputado. “O Ademar sempre teve um carinho especial por Londrina e esta honraria é motivo de alegria para todos nós”, disse.

História - Ademar de Barros nasceu em Olímpia (SP) e chegou a Londrina em setembro de 1938, com apenas 26 dias de vida. Estudou nos colégios Hugo Simas e Marcelino Champagnat, tendo sido inclusive locutor esportivo da Rádio Paiquerê. Também em Londrina apresentou-se ao Tiro de Guerra para o Serviço Militar e trabalhou no escritório de contabilidade e loteadora do seu irmão, Dimas de Barros (vereador em Londrina na década de 50), e jogou futebol em diversos campeonatos da cidade.

Sua admiração pela política começou nos grêmios estudantis, quando foi líder estudantil e orador das turmas das quais participou. Ainda jovem chamou a atenção dos políticos com um discurso inflamado na praça Rocha Pombo, em 1952, quando da visita a Londrina do então presidente da República Getúlio Vargas e do governador de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros a cidade. O discurso agradou tanto que o governador de São Paulo ofereceu-lhe uma bolsa de estudos, que iria mais tarde utilizar para cursar a universidade.

No final dos anos 50 mudou-se para a capital paulista, ingressou na Universidade Católica de São Paulo onde concluiu o curso de Direito em 1964.  Ainda no período universitário fez o curso de especialização em Sociologia e Política pela Universidade de Harvard (EUA), e depois especializou-se em Direito Penal e Direito Processual Penal entre 1965 e 1967. Neste período sempre vinha a Londrina com sua mulher e filhos para visitar os familiares e amigos.
Foi eleito deputado estadual em São Paulo pela Arena em 1970, para o período de 1971-1974, sendo reeleito por mais três mandatos (1975-1978/ 1979-1982/ 1983-1986). Tentou mais uma eleição em 1986, pelo PFL, mas ficou apenas na suplência e retirou-se da política para se dedicar ao escritório de advocacia. Na sua atividade parlamentar foi autor da CEI da Criança Excepcional; da CEI dos Problemas das Embalagens de Álcool e do Programa Pró-Menor (depois Febem e atual Fundação Casa). Ademar de Barros faleceu em São Paulo em 31 de março de 2011, aos 72 anos.

Redação: Salvador Francisco, MTB 1184 - PR/ Elsa Caldeira, MTB 9071/PR
Fotografia: Devanir Parra, MTB 2155 - PR